O Senai Ceará ganhou reconhecimento nacional dentre as instituições de capacitação que tiveram maior índice de empregabilidade de seus egressos, tanto em Aprendizagem Industrial quanto em Qualificação Profissional.
Os resultados foram apresentados pelo Sistema de Acompanhamento Permanente de Egressos do SENAI, o SAPES, em relação ao biênio 2022-2024.
O SAPES também mediu o nível de satisfação das empresas que contratam profissionais egressos do Senai. De 0 a 10, o contentamento das 1.656 empresas pesquisadas alcançou o patamar de 9, o que reflete um dado importante para o mercado de trabalho no Brasil: 90,5% das empresas preferem contratar pessoas qualificadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Qualificação profissional
No Brasil, as áreas com maior índice percentual de empregabilidade em qualificação profissional são: refrigeração e climatização (88,6%); energia (83,9%); gestão e logística (ambas com 67,9%); e tecnologia da informação (67,2%).
No Ceará, as áreas que se destacam são: refrigeração e climatização (97,4%); energia (88,2%); tecnologia da informação (74,4%); gestão (73,8%); e logística (73,4%). O nosso departamento regional conquistou a 3ª posição no país, atrás apenas de Espírito Santo e Mato Grosso.
Aprendizagem industrial
Na aprendizagem, o cenário nacional é refletido no cearense. As duas áreas de maior destaque são couro e calçados (Brasil: 78,4%; Ceará: 76,9%) e gestão (Brasil: 74,5%; Ceará: 86,2%).
Nesta modalidade, o Ceará também se posicionou entre os três melhores do país, atrás de Pernambuco e Goiás.