Categorias: Economia

Senai Ceará é destaque nacional em índice de empregabilidade de egressos

Senai Ceará é destaque nacional na capacitação profissional

O Senai Ceará ganhou reconhecimento nacional dentre as instituições de capacitação que tiveram maior índice de empregabilidade de seus egressos, tanto em Aprendizagem Industrial quanto em Qualificação Profissional.

Os resultados foram apresentados pelo Sistema de Acompanhamento Permanente de Egressos do SENAI, o SAPES, em relação ao biênio 2022-2024.

O SAPES também mediu o nível de satisfação das empresas que contratam profissionais egressos do Senai. De 0 a 10, o contentamento das 1.656 empresas pesquisadas alcançou o patamar de 9, o que reflete um dado importante para o mercado de trabalho no Brasil: 90,5% das empresas preferem contratar pessoas qualificadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Qualificação profissional

No Brasil, as áreas com maior índice percentual de empregabilidade em qualificação profissional são: refrigeração e climatização (88,6%); energia (83,9%); gestão e logística (ambas com 67,9%); e tecnologia da informação (67,2%).

No Ceará, as áreas que se destacam são: refrigeração e climatização (97,4%); energia (88,2%); tecnologia da informação (74,4%); gestão (73,8%); e logística (73,4%). O nosso departamento regional conquistou a 3ª posição no país, atrás apenas de Espírito Santo e Mato Grosso.

Aprendizagem industrial

Na aprendizagem, o cenário nacional é refletido no cearense. As duas áreas de maior destaque são couro e calçados (Brasil: 78,4%; Ceará: 76,9%) e gestão (Brasil: 74,5%; Ceará: 86,2%).

Nesta modalidade, o Ceará também se posicionou entre os três melhores do país, atrás de Pernambuco e Goiás.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais