Com uma previsão de formação de 154 turmas, no período de junho até dezembro, diante de uma oferta de 3.080 vagas para capacitação em diversos cursos profissionalizantes em áreas técnicas da Indústria, a parceria SENAI Ceará e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico recebeu nesta segunda-feira (10) as primeiras turmas deste ano para o Programa Fortaleza + Futuro.
As oportunidades de qualificação profissional incluem áreas de segmentos industriais como: Alimentos e Bebidas; Gestão, Refrigeração e Climatização; Construção Civil; Automação e Mecatrônica; Tecnologia da Informação; Energia; Vestuário e Automotiva. As aulas são gratuitas, e os cursos ofertados pelo SENAI têm carga horária entre 20h e 160h.
Neste primeiro momento, foi realizada a abertura de 11 novas turmas no SENAI Centro, distribuídas entre os turnos manhã, tarde e noite, com cursos nas áreas de Alimentos, TI, e Refrigeração e Climatização. Outras cinco turmas foram iniciadas no SENAI Parangaba (área de Vestuário) e mais três no SENAI Barra do Ceará (Energia e automotiva).
“São cursos voltados justamente para a necessidade de transposição tanto para prestação de serviços quanto para trabalhos dentro das empresas. Com isso, nós esperamos mobilizar formação profissional para os munícipes de Fortaleza de forma com que eles possam atuar e agregar em valor dentro das áreas técnicas, trazendo para si uma condição de renda e ao município uma mão de obra qualificada e atuante”, comentou a gerente do SENAI Centro, Alcilane Mota.
“Essa parceria é muito importante. Agradeço todo o apoio do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e do Superintendente do SENAI no Ceará, Paulo André Holanda, para tornar isso possível. O SENAI é a instituição que melhor capacita no estado do Ceará, portanto é o nosso parceiro prioritário para essas ações. É um investimento de R$ 2 milhões do Município de Fortaleza, garantindo à população nada mais do que o melhor em cursos e oportunidades voltadas ao mercado de trabalho”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira.