Categorias: Economia

SENAI Ceará em clima de 80 anos de atividades

Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI do Ceará e superintendente do SESI. Foto: Divulgação

O SENAI do Ceará comemorou 80 anos nessa segunda-feira com cerimônia especial na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o lançamento do livro “SENAI Ceará: 80 anos de inovação para o futuro da indústria”.

A publicação, segundo a assessoria de imprensa da Fiec, resgata a história da chegada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ao Estado e suas oito décadas de atuação para promover o ensino profissionalizante e a inovação voltados ao desenvolvimento da indústria cearense.

O evento na Casa da Indústria contou com a presença do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, e do superintendente do SESI Ceará e diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, além de colaboradores das seis unidades do SENAI no Estado, que serão homenageados durante a solenidade.

Trajetória

Ao longo de 80 anos, o SENAI Ceará promoveu cerca de 300 cursos de educação profissional em todas as regiões do Estado. Só em 2022, mais de 70 mil cearenses foram beneficiados com cursos realizados nas unidades do Centro, Parangaba e Barra do Ceará, em Fortaleza; Maracanaú; Juazeiro do Norte; e Sobral.

O histórico e as conquistas da instituição no Ceará estão registradas no livro “SENAI Ceará: 80 anos de inovação para o futuro da indústria”, escrito por Francílio Dourado. A publicação traz fotos, depoimentos e textos que retratam desde a implantação da 1ª Delegacia Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em Fortaleza, no ano de 1943, até o início das atividades do Instituto SENAI de Tecnologia em Energias Renováveis, em 2022, no município de Maracanaú.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais