O SENAI Ceará venceu, com o projeto “Gente de Casa: qualificação profissional para a Economia Verde em Icó (CE)”, o concurso Educação Profissional para a Economia Verde, uma promoção do Ministério da Educação (MEC). A solenidade de premiação ocorreu nessa terça-feira, em Brasília, durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT).
O diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, comentou a conquista:
“Esse prêmio é motivo de muito orgulho e um reconhecimento do compromisso e da competência da equipe do SENAI Ceará, que atua com excelência e sensibilidade em todas as regiões do estado. Celebramos também grandes e importantes parcerias como a que temos com a Qair, que tornam possíveis projetos transformadores como este. Agradeço ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, pelo apoio permanente e por uma gestão que valoriza a inovação e a educação com propósitos de um impacto social sustentável.”
O Projeto
A iniciativa do SENAI Ceará qualificou cerca de 50 pessoas da zona rural de Icó em cursos estratégicos como Eletricista Instalador Residencial e Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. A ação foi conduzida em parceria com a Qair Brasil, empresa privada de energia renovável, com apoio da Prefeitura local.
O impacto foi imediato. Aproximadamente metade dos formandos já foram contratados para atuar nas atividades vinculadas ao projeto, gerando emprego e renda na própria comunidade.
Na cerimônia de premiação, o SENAI Ceará foi representado por Maurício Barreira, gerente da unidade do SENAI Cariri,que observou: “Foi uma honra representar nosso estado neste concurso e mostrar para o Brasil o impacto que o SENAI Ceará gera no desenvolvimento de municípios como Icó. Além disso, mostra o nosso potencial de articulação com parceiros importantes, como a Qair Brasil, e o quanto iniciativas como essa podem impulsionar a economia verde e a geração de emprego e renda.”
Também participou da cerimônia a supervisora de Projetos Sociais da Qair Brasil, Nathanee Batista.
Concurso do MEC
O concurso Educação Profissional para a Economia Verde contemplou três vencedores, entre 12 projetos inscritos. Além do SENAI Ceará, foram premiados:
2º lugar: “Doce Andirá: curso de formação inicial e continuada de produtora de doces e compotas em seis comunidades quilombolas do Rio Andirá, Barreirinha (AM)”, projeto do campus Parintins do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
3º lugar: “Programa de Qualificação em Eletromobilidade: parceria Senai e BYD”, apresentado pelo Senai unidade Camaçari (BA).
Como premiação, o primeiro colocado (SENAI Ceará) receberá uma viagem internacional para cursos ou eventos técnicos na América Latina em 2026, enquanto o 2º e 3º lugares terão direito a viagens nacionais para capacitação.
A realização do concurso é uma ação conjunta entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec) e da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, implementada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) GmbH e financiada pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. A execução técnica é conduzida pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), no âmbito do projeto “Assistec Inova” e do projeto “Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde”, da GIZ.