Categorias: Economia

Seplag/CE divulga balanço dos últimos 12 meses da gestão

Alexandre Cialdini é o titular da Seplag-Ceará. Foto: Divulgação

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará, sob o comando do economista Alexandre Cialdini, completou 12 meses.

Para marca o período, o titular da Seplag fez um balanço que, entre os destaques, apresentou o fortalecimento do programa de governança interfederativa Ceará Um Só, avanços no programa Ceará Mais Digital e a implementação do Programa Cientista-Chefe.

As principais ações foram apresentadas nesta semana, na sede da pasta, durante encontro com secretários executivos e coordenadores do órgão. “Nesse balanço, está contido o princípio da colaboração e da cooperação. Também reflete inovação, muito trabalho e dedicação para melhorar a vida do povo cearense”, destacou Cialdini nessa ociasão.

Programa Ceará Um Só

O secretário classificou o Ceará Um Só como uma entrega relevante para promover a integração de gestores municipais em temas estratégicos para o Estado. A iniciativa apoia o planejamento, a gestão, a execução e o monitoramento de funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas reconhecidas pelo Governo do Ceará. “Em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), foram realizados três seminários que capacitaram mais de 500 pessoas. O projeto também incluiu eventos internacionais sobre reforma tributária, Imposto sobre Valor Agregado (IVA) europeu e transformação digital”, afirmou.

Caravana Ceará Um Só

Cialdini também ressaltou a importância da Caravana Ceará Um Só 2025 – ação do programa de governança interfederativa que leva conhecimentos sobre gestão pública aos municípios cearenses. “A Caravana já passou por seis regiões de planejamento, mobilizou 62 municípios e reuniu mais de 1.600 participantes. Nessa jornada itinerante, abordamos temas como reforma tributária, previdência, governo digital e captação de recursos. O projeto também promoveu oficinas e a assinatura de acordos de cooperação técnica, além de pactos do programa Ceará Sem Fome. Nossa meta é visitar mais oito regiões até o fim do ano”, disse.

E-book Ceará Um Só

Outro produto relevante do programa de governança interfederativa foi o lançamento do livro digital Ceará Um Só, que consolida o conhecimento gerado nos dois primeiros seminários do programa. A publicação é voltada a gestores públicos, pesquisadores e estudantes das áreas de Contabilidade, Administração, Direito, Economia e demais ciências aplicadas, refletindo o compromisso do Governo do Ceará com a disseminação de boas práticas e a qualificação da gestão pública municipal.

Transformação digital

O secretário do Planejamento e Gestão enfatizou que a Seplag-CE avançou na modernização dos serviços públicos com ações integradas de capacitação e transformação digital. Por meio de seminários e cursos, promoveu formações em áreas estratégicas como gestão fiscal interfederativa e governo digital. A Secretaria também atualizou a Carta de Serviços ao Cidadão, que agora reúne 1.479 serviços no portal Ceará Digital, sendo 461 totalmente digitais e 213 parcialmente digitais. Além disso, houve a digitalização completa dos processos administrativos pelo Sistema Suite, que passou a ser integrado ao portal Ceará Mais Digital, permitindo que cidadãos acessem diversos serviços públicos com mais agilidade, comodidade e segurança.

Programa Cientista-Chefe

Entre as principais realizações do período junho de 2024 a junho de 2025, destaque para a implantação do Programa Cientista-Chefe, que visa modernizar a gestão da folha de pagamento do Estado,melhorar a comunicação pública e fortalecer a governança da informação. A iniciativa é uma parceria entre a Seplag-CE e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Captação de recursos

Na área de captação de recursos, a plataforma online CaptaCeará consolidou-se como uma importante ferramenta voltada à obtenção de recursos não onerosos — especialmente federais —, reunindo em um só ambiente digital diversas oportunidades de financiamento disponíveis no Orçamento Geral da União.

Gestão Patrimonial

Em relação à gestão patrimonial, foram implementadas medidas para aprimorar o controle dos bens públicos. No que se refere aos bens imóveis, destacam-se a criação dos módulos “Conag” e “Janela de Oportunidades” no Sistema de Gestão de Bens Imóveis (SGBI), a realização de conciliações físico-contábeis com o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), articulações com a Secretaria de Finanças e ajustes no Termo de Ajustamento de Gestão com o Tribunal de Contas do Estado.

Folha de pagamento e consignados

A Seplag lançou um novo sistema para empréstimos consignados que oferece mais transparência e segurança aos servidores estaduais, com funcionalidades como leilão reverso e controle de taxa máxima de juros.

A iniciativa, de relevância, foi a criação da sistemática de empenho automático da folha, inicialmente testada com sucesso na própria Seplag-CE e, agora, em fase de expansão para outras secretarias.

Concurso Público

Outro marco foi a realização de concurso público para a Seplag-CE após 18 anos, ofertando 52 vagas para os cargos de Analista de Gestão Pública e Analista de Planejamento e Orçamento. O certame atraiu 6,3 mil inscritos. Até o momento, 26 aprovados já foram convocados. (Também com assessoria de imprensa da Seplag-CE).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais