A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE) vão realizar, na próxima quinta-feria, das 9h às 13 horas, o seminário “Governança Interfederativa e Reforma Tributária”. A programação é voltada para gestores e servidores públicos, além de profissionais e estudantes das áreas tributária e contábil.
O seminário ocorrerá no auditório da Seplag-CE, em Fortaleza, e contará com a participação da presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Célia Carvalho, e da economista e consultora Vivian Almeida.
Para participar, basta fazer a inscrição no site da EGP.
Governança Interfederativa
A abertura do encontro será feita pelo secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, que apresentará o Programa de Governança Interfederativa Ceará Um Só. Ele ressalta a importância do seminário para os municípios diante do novo modelo de tributação.
“A Seplag acredita que todos esses avanços só são possíveis com planejamento, que passa pela capacitação e modernização da gestão tributária. Estamos prestes a entrar em uma transição que mudará toda a lógica de arrecadação e da repartição de tributos, trazendo impactos desafiadores para os municípios. Por isso, devemos estar atentos e preparados. Esse processo depende de cooperação, compartilhamento e integração, isto é, com governança interfederativa”, afirmou Cialdini.
Palestras
Referência nacional em finanças públicas, Célia Carvalho abordará os impactos da reforma tributária nas contas dos estados e municípios, destacando como a governança interfederativa, por meio da colaboração mútua, pode facilitar a adaptação ao novo cenário fiscal. Para ela, é fundamental preparar as áreas da Tesouraria e da Contabilidade para o novo contexto do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Com planejamento e gestão eficiente dos recursos, a presidente do Gefin acredita que estados e municípios poderão alcançar o equilíbrio fiscal.
Na sequência, a economista Vivian Almeida apresentará os resultados do projeto “Diretrizes Estratégicas para uma Governança Indutora da Transformação Digital Pública e Privada do Estado do Ceará”, desenvolvido por uma consultoria especializada na área econômica, tributária e social. Inicialmente, a equipe foi contratada com o objetivo de avaliar o processo de transformação digital no Estado, mapeando desafios e oportunidades.
“No decorrer do projeto, os acontecimentos globais acenderam um alerta de que pensar numa ótica digital passa por entender, prever e planejar como as mudanças recentes do Brasil e do Mundo podem afetar a geração de empregos, a estrutura produtiva e, por óbvio, a economia do país e, em especial, do Ceará”, disse Vivian Almeida.
SERVIÇO
*Seplag – 3º andar – Avenida Ministro José Américo, s/n – Cambeba
*Inscrição: https://escola.egp.ce.gov.br/catalogo/1174