Seplag e Ipece promoverão o Triplo Fórum Internacional de Governança

Alfredo e Cialdini mobilizaram na útlima semana grupos de servidores. Foto: Divulgação

Com o objetivo de identificar problemas reais, definir prioridades, alocar recursos de forma eficiente, monitorar resultados e tomar decisões baseadas em evidências, a Secretaria do Planejamento e Gestão e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) mobilizam para o Triplo Fórum Internacional de Governança do Sul Global. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reunirá, de quarta a sexta-feira, no Centro de Eventos do Ceará, representantes de mais de 30 países.

O secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, e o diretor-geral do Ipece, Alfredo Pessoa, estão à frente do encontro.

“Com esse evento, o IBGE está colocando o Ceará dentro de uma nova geopolítica e geoeconomia. É muito importante participarmos com o olhar para o que podemos interferir nas áreas social, econômica e ambiental, por exemplo. Como podemos aproveitar as oportunidades, diante das vantagens competitivas que possuímos, em uma economia global complexa. É papel do Estado olhar para essas oportunidades e identificarmos como podemos aproveitá-las. Os dados são fundamentais nesse processo”, destacou Cialdini.

O diretor-geral do Ipece reforçou que o evento colocará o Ceará no centro das discussões geopolíticas e econômicas, discutindo indicadores e temáticas relevantes para todos os níveis de governo, como saúde, educação e meio ambiente, dentre outras. “Não é possível fazer política pública sem bons dados. A soberania dos dados também é muito importante. Além disso, é válido ressaltar a iniciativa do IBGE de trazer o evento para o Ceará”, disse Alfredo Pessoa.

Saiba mais

O Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e terá agendas especiais voltadas aos integrantes do Brics, do Mercosul e à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Pelo menos 12 delegações já confirmaram presença no evento: Angola, África do Sul, Colômbia, China, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Equador, Indonésia, Moçambique, Rússia e Uruguai. Além das delegações oficiais, o Triplo Fórum já tem participantes confirmados de mais de 30 países e uma programação diversificada com mais de 100 palestrantes.

SERVIÇO

*Centro de Eventos do Ceará

*Inscrições até este domingo aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais