A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) abriu Manifestação de Interesse para a seleção de consultor individual para atuação no âmbito do programa Ceará Mais Digital. A vaga, segundo a assessoria de imprensa da pasta, é para profissional especialista em arquitetura de sistemas e design de software. Podem participar da seleção profissionais com formação superior há, pelo menos, cinco anos na área de tecnologia da informação. É desejável possuir pós-graduação e experiência profissional na execução de serviços de arquitetura de sistemas e design de software.
O Consultor Individual interessado deverá apresentar currículo, com as comprovações de qualificações acadêmicas e experiências profissionais relevantes para a execução dos serviços, inclusive informando os dados cadastrais: nome, CPF, endereço com cep, e-mail e telefone. Os arquivos não deverão ultrapassar o tamanho máximo de 25MB e devem ser endereçados, até o dia 22 de outubro de 2024, às 16 horas, à Comissão Especial de Licitação – CEL-04 e enviados preferencialmente para o e-mail: cel04@pge.ce.gov.br, nos formatos: pdf, dwg ou jpg.
Exigências
O interessado deve ainda ter conhecimentos acerca de projetos que envolvem integração de sistemas utilizando diferentes tecnologias e protocolos de comunicação, incluindo REST, SOAP e gRPC; e experiência comprovada em elaboração de soluções que integrem ambientes de múltiplas nuvens (multi-cloud) e on-premises; em projetos de migração de soluções de ambiente on-premises para ambientes de nuvem computacional, incluindo planejamento, execução e otimização de recursos.
O candidato deve ainda ter conhecimentos em linguagens de programação como Python, Java, C#, NET ou similares; conhecimento avançado em ferramentas de integração de sistemas via APIs (RESTful, SOAP) e serviços de middleware; além de experiência com bancos de dados relacionais e não relacionais; em projetos de arquitetura e implementação de soluções em ambientes de nuvem, como AWS, Microsoft Azure, Google Cloud, entre outros; em serviços de integração entre diferentes provedores de nuvem (multi-cloud), com foco na interoperabilidade entre plataforma e automação de processos e otimização de custos em ambiente de nuvem.
É essencial ainda possuir conhecimento em tecnologias de segurança em nuvem, como IAM, autenticação multifator, VPNs e criptografia; Familiaridade com práticas de DevOps, incluindo integração contínua (CI) e entrega contínua (CD), automação de pipelines e monitoramento de ambientes; conhecimento em metodologias ágeis, como Scrum ou Kanban, para gestão de projetos de TI; capacidade de análise de viabilidade técnica e financeira de soluções de arquitetura em nuvem; habilidade em elaborar e documentar propostas técnicas detalhadas, incluindo diagramas de arquitetura, fluxos de integração e plano de implementação, além de conhecimento em governança de dados e compliance (LGPD, GDPR, etc.) em ambientes de nuvem e híbridos.