A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) deu início à implantação do Programa Cientista-Chefe, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O objetivo é modernizar a gestão da folha de pagamento do Estado, aprimorar a comunicação pública e fortalecer a governança da informação.
Segundo o titular da Seplag- CE, Alexandre Cialdini, o programa aproxima a academia do Poder Público, promovendo uma maior eficiência estatal e conexão com a sociedade. “Estamos montando uma plataforma que reestruturará a folha de pagamento, utilizando ciência de dados para fornecer informações confiáveis para a tomada de decisão governamental. Além disso, vamos implementar mecanismos de compliance e celeridade, assegurando a confiabilidade dos processos. Agradeço a parceria que tivemos com o presidente da Funcap, Raimundo Filho”, afirma, lembrando que as despesas com pessoal representam 43% dos gastos do Poder Executivo, o que reforça a relevância dessa inovação.
A professora doutora Rossana Andrade, do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi convidada para liderar o projeto. “Estou empolgada. Nosso programa aqui na Seplag será superinovador. A gente vai fazer governança da informação. Nosso foco vai ser primeiro nos dados da folha de pagamento e depois na parte de segurança da informação. A ideia é trabalhar com automatização dos processos e depois unificar os dados da folha, garantindo que a Secretaria não tenha vulnerabilidades.”
Equipe
O time conta ainda com os cientistas políticos Auto Filho e Arnaldo Santos, que contribuirão no processo de comunicação com os servidores e suas famílias. A proposta é criar uma plataforma acessível e interoperável para promover educação financeira e previdenciária. Paralelamente, serão estabelecidas diretrizes para gestores de recursos humanos e das áreas responsáveis pelas folhas de pagamento de todos os órgãos, fortalecendo a segurança e a credibilidade dos dados.
O professor Auto Filho destaca a importância de integrar dados e comunicação para oferecer informação precisa para a sociedade. Para ele, a comunicação deve ser vista como uma política pública. Já Arnaldo Santos ressalta o uso das mídias digitais como ferramenta estratégica, facilitando o acesso da população às informações.
O colaborador da Seplag e cientista de dados Daniel Bentes também integra o projeto. Ele enfatiza que o programa busca resolver problemas do serviço público, além de fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias e formar profissionais especializados. “A equipe multidisciplinar e a parceria entre academia e setor público são os grandes diferenciais desta iniciativa que é apoiada pela Funcap”, diz. (Com informações da assessoria de imprensa da Seplag).
Ver comentários (1)
A UECE vai participar?