A Assembleia Legislativa do Ceará realiza às 17 horas da segunda-feira (24), no Plenário 13 de Maio, uma sessão solene em homenagem aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). O ato foi solicitado pelo deputado De Assis Diniz (PT), primeiro-secretário da Casa, e conta com o aval dos demais membros da bancada do partido.
Deverá reunir autoridades como o governador Elmano e o prefeito de Fortaleza, Evandro, militantes, simpatizantes da sigla e representantes de movimentos sociais e sindicais que contribuíram para a trajetória do PT ao longo deste período.
“O PT surgiu como uma esperança de mudança social para resgatar a democracia no Brasil”, afirma o parlamentar, relembrando a fundação do partido, em 10 de fevereiro de 1980, foi numa reunião no Colégio Sion, em São Paulo.
De Assis Diniz também ressaltou o papel de figuras históricas na fundação da legenda.
“Luiz Inácio Lula da Silva era um dos principais líderes, com figuras como Jacó Bittar e Olívio Dutra”, destacou.
Para o parlamentar, “o PT nasceu para combater o detestável regime da ditadura militar, que, durante 21 anos, assassinou, torturou, sequestrou e oprimiu o povo brasileiro”.
Ele lembra que os primeiros documentos da agremiação, forjados em discussões promovidas por núcleos de militantes organizados, reivindicavam mais emprego, habitação, educação, saúde, reforma agrária, o fim da carestia e outros avanços sociais.
SERVIÇO
*Assembleia Legislativa do Ceará – Avenida Desembargador Moreira, 2.807 – Dionísio Torres – Entrada pela rua Barbosa de Freitas.