Seu Projeto é a Sua Verdade – Por Mirelle Costa

O 14° Edital das Artes está aberto, gente!

Treze linguagens serão contempladas. São elas áreas técnicas, artes visuais, circo, dança, design, fotografia, humor, moda, música, performance, teatro, teatro de bonecos e, claro, literatura. A ideia é você pensar em algo bem bacana e executável (claro) em uma dessas áreas e fazer todo o plano de ação, incluindo ficha técnica e dotação orçamentária. Muitos se assustam com aquele regulamento de dezenas de páginas e anexos e desistem. Calma, Gente! “O seu projeto é a sua verdade”. A frase que ouvi da consultora de projetos, Ivna Passos, foi a motivação que eu precisava para fazer algo pela primeira vez. Em 2023, inscrevi um projeto em um edital de incentivo à cultura. A Secultfor apresentou uma série de lives destrinchando o que (quase) todo mundo pensa quando o assunto é edital: é muito difícil! Tá, mas tudo na vida é difícil, pelo menos pra mim, então lá fui eu em busca do meu difícil e, até então, desconhecido. Dei uma pausa na Netflix e maratonei esses conteúdos. 

Quando eu entendi que o Plano de Ação não deve ser meu inimigo, mas meu norte, tudo ficou um pouco mais claro. Só sei que foi assim. E deu certo. Nunca havia concorrido e fui selecionada no primeiro ano que concorri. No ano passado, ministrei uma oficina de escrita afetuosa para mulheres vítimas de violência doméstica atendidas na Casa da Mulher Brasileira. O projeto rendeu um livro que hoje está disponível na Biblioteca Pública do Ceará. Também fui aprovada no edital da Secult Ceará, que contemplou escritores com um edital de aquisição. Por conta deste edital, meu livro Não Preciso Ser Fake estará nas bibliotecas das escolas públicas de todo o Ceará.

(Meu livro de crônicas Não Preciso Ser Fake, lançado em 2022, foi selecionado do Edital de Aquisição de 2023, pela Lei Paulo Gustavo. 846 exemplares foram adquiridos pela Secult Ceará) 

(O livro intitulado “Após a Morte do Conto de Fadas a ressurreição” aborda o tema da violência doméstica sob o olhar das vítimas. // Foto: Davi Farias)

Wilson Júnior, pós-graduado em Escrita Literária, já é um veterano nos editais da Seculfor e Secult Ceará. Desde 2019, coleciona projetos aprovados e, em 2023, começou a dar consultoria de projetos. Nesse primeiro ano, de oito projetos, incluindo os dele e os dos seus mentorandos em 2023, sete foram aprovados, com verbas entre quinze e vinte e cinco mil reais, nas categorias de formação, circulação e publicação. ”Além de valores mais interessantes, temos uma categoria de criação, isso é algo muito importante para os escritores da cidade poderem ser remunerados para escrever os livros e ainda contar com toda uma estrutura que viabilize a publicação independente ou apresentação do produto final a uma editora”, conta o escritor e professor, Wilson Júnior.

 

(Wilson Júnior é autor independente e organiza o coletivo de escritores Independentes do Ceará).

Fui sua aluna, inclusive (e recomendo). É impossível ser feliz sozinho/a, mas quando partilhamos, os sonhos se tornam possíveis. Wilson Júnior teve ainda um projeto aprovado no Edital HQ do PROAC e conquistou cem mil reais para adaptar seu livro Trama Ancestral para os quadrinhos. Também está na equipe de roteiro de uma série aprovada com o Edital de Criação de Roteiro com o apoio da Lei Paulo Gustavo também em 2023. “Acho que uma coisa importante de destacar que será diferente é a vedação de participação de funcionários públicos do estado, seus cônjuges e parentes em linhas. Isso certamente impactará diretamente no número de inscritos. Acho que para quem busca trabalhar com arte, mergulhar e aprender o mundo dos editais é uma peça fundamental da sustentabilidade financeira, e capacidade de realização de projetos. Meu livro Trama Ancestral foi publicado no ano passado, na Bienal de São Paulo, com verba de Edital. Meu próximo livro, que será lançado na Bienal desse ano”, explica o escritor Wilson Júnior.

 

(Lançamento do livro Trama Ancestral, de Wilson Júnior, na @bienaldolivrosp)

Maura Isidório, é orientadora da Célula de Livro, Leitura e Literatura (Celiv) da Secult Ceará e aponta que, ao todo, serão contemplados trinta e quatro projetos, sendo vinte e cinco projetos de trinta mil reais, seis projetos de cinquenta mil reais e três projetos de setenta mil reais, possibilitando execução de projetos na área de livro, leitura, literatura e bibliotecas. “O agente cultural deve apresentar projetos na área de criação e produção artística, manutenção de espaços, memória e acervo, difusão e circulação e formação literária. O edital ampliou seu escopo de atuação, de modo que apresenta várias possibilidades para os agentes culturais construírem seus projetos conforme suas necessidades, logo promove os elos do livro (criativo, produtivo, mediador) de forma orgânica e fortalece o acesso ao livro, disseminação da leitura e a qualificação das bibliotecas”, comenta Maura Isidório.

Os projetos devem ser entregues até o dia 27 de janeiro. 

Avia, Menino/a!

 

(Tive a oportunidade de entregar minhas duas obras, contempladas em editais, para a vice-governadora do Ceará, Jade Romero).
Mirelle Costa: Mirelle Costa e Silva é jornalista, mestre em gestão de negócios e escritora. Atualmente é estrategista na área de comunicação e marketing. Possui experiência como professora na área de jornalismo para tevê e mídias eletrônicas. Já foi apresentadora, produtora, editora e repórter de tevê, além de colunista em jornal impresso. Possui premiações em comunicação, como o Prêmio Gandhi de Comunicação (2021) e Prêmio CBIC de Comunicação (2014). Autora do livro de crônicas Não Preciso ser Fake, lançado na biblioteca pública do Ceará, em 2022. Participou como expositora da Bienal Internacional do Livro no Ceará, em 2022.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais