Em um evento reuniu profissionais da Psicologia, representantes de entidades de classe e autoridades, o Sindicato dos Psicólogos do Estado do Ceará (PSINDCE) foi homenageado pelos seus 30 anos de atividade, nessa sexta-feira (19), em solenidade no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Entre os participantes da mesa, o diretor do PSINDCE Fernando Pinto, psicólogo clínico com ênfase em plantão psicológico, destacou a importância da popularização do cuidado em saúde mental, questões históricas e políticas.
A programação também contou com a presença de Niveamara Sidrac Lima Barroso, presidente do Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP-11), que abordou os desafios da psicologia no serviço público, a importância da assistência psicológica no contexto hospitalar e o papel da formação e da preceptoria na qualificação de novos profissionais da área.
Durante a solenidade, o advogado e palestrante Guilherme Bezerra ressaltou a luta pela sobrevivência dos sindicatos nos últimos anos, diante de um cenário marcado por sucessivos ataques e tentativas de enfraquecimento das entidades representativas. Em sua fala, destacou o papel estratégico dos sindicatos na defesa dos direitos trabalhistas, na organização coletiva e na manutenção do diálogo social, especialmente em tempos de instabilidade política e econômica.
Representando o Ministério Público do Trabalho (MPT), a promotora Ana Valéria Targino de Vasconcelos trouxe reflexões sobre a interface entre Psicologia, direitos trabalhistas e saúde do trabalhador. Com trajetória no Judiciário e formação em Direito do Trabalho, sua contribuição reforçou a relevância do diálogo interinstitucional na construção de políticas públicas que assegurem condições dignas de trabalho e atenção à saúde mental dos profissionais.
“O passado foi de luta, o presente é de resistência e o futuro, construído com esperança ativa, será de conquistas — porque esperançar é agir, lutar e transformar a sociedade com os pés no chão”, afirmou Claudemi Campos, presidente do Sindicato dos Psicólogos do Ceará.