Sindicato Mova-se busca impedir rescisões na Ematerce de funcionários com mais de 75 anos

Pádua Araújo é coordenador-geral do Mova-se

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se) ajuizou Ação Civil Pública contra a ameaça de rescisão de 132 empregados públicos da Ematerce, que completaram 75 anos de idade, mas que continuariam aptos a exercer suas funções.

De acordo com o sindicato, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vêm se antecipando à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a necessidade de regulamentação para a rescisão compulsória de empregados públicos ao atingirem essa idade.

“Nossa luta é pelo respeito, pela valorização da experiência e pela garantia dos direitos desses trabalhadores. A idade não pode ser punição”, apontou o coordenador-geral do Mova-se, Pádua Araújo.

O sindicato defende que a dispensa antes da definição do STF fere princípios constitucionais, além de desconsiderar a contribuição histórica desses profissionais para o desenvolvimento do Estado.

“Esses trabalhadores ainda têm muito a oferecer. Eles representam um patrimônio de conhecimento que não pode ser descartado arbitrariamente”, comentou o coordenador.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

  • Fui diretor de Gestão de Pessoas na UECE e lembro que era permitido a contratação de professores substitutos com mais de 75 anos.
    Os cadastros eram autorizados pela SEPLAG.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais