Categorias: Política

Sindifort denuncia: há servidores da gestão municipal com vencimento base inferior ao salário mínimo

Prefeito Sarto será o cicerone do evento. Foto - Divulgação

O Sindifort está acompanhando a tramitação do projeto de lei que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para analistas da Procuradoria Geral do Município (PGM), enviado pelo prefeito José Sarto à Câmara Municipal de Fortaleza.

A entidade aproveita para denunciar que o prefeito Sarto não cumpriu a promessa de fazer a revisão nos PCCSs da Guarda Municipal, Defesa Civil, Gestão Pública e AMC neste ano.

Após inúmeras manifestações e reuniões, o prefeito e seu secretariado estabeleceram um cronograma para a reestruturação dos planos de cargos, que não está sendo cumprido.

No aguardo

Os planos de cargos da Guarda Municipal e da Defesa Civil já deveriam ter sido corrigidos. Mas estão parados, assim como os PCCSs da Gestão Pública e da AMC, cuja revisão está prevista para o atual semestre, que já está no final.

O prefeito, segundo o Sindort, nem mesmo cumpre o que determinam os atuais planos de cargos, que são leis municipais.

Em julho deste ano, aproximadamente 300 servidores da Guarda Municipal deveriam, de acordo com o PCCS, ter sido promovidos, em uma ascensão que ocorre a cada 3 anos. A promoção só veio dia 12/9 e os guardas foram “despromovidos” uma semana depois.

Hoje a maioria dos servidores do ambiente Gestão Pública têm vencimento base inferior ao salário mínimo nacional. Isto também ocorre em categorias de outros ambientes, como no Samu, onde motoristas socorristas estão na mesma situação. Férias, anuênios e outros benefícios são calculados sobre o vencimento base.

Em Carta Aberta ao Prefeito, o Sindifort pontua:

Prefeito Sarto, em Fortaleza, a saúde, a educação, o transporte, a moradia, a segurança e a cultura deixam muito a desejar. E só não está muito pior pelo esforço dos servidores! Não pedimos esmolas.

Queremos somente o que é nosso direito e o que é justo. Precisamos de concurso público e valorização na carreira.

Precisamos repor as perdas salariais e da reestruturação dos planos de cargos. Suspenda os descontos absurdos dos aposentados e pensionistas e melhore as condições de trabalho.

Chega de descaso!

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (3)

  • So vai fazendo uma greve geral. So reuniao nao vai resolver.

  • Esse Prefeito não gosta de servidor, inchando a maquina publica com terceirizados ganhando 5x mais que os servidores, que sua grande maioria ganham menos que um salario mínimo.

  • A luta da categoria é legítima, buscamos de todas as formas o diálogo com o poder executivo municipal de forma democrática e respeitosa; Infelizmente só obtivemos promessas que não foram colocadas em prática, desta forma que registrar minha indicação e total descrédito com o chefe do atual poder executivo do município de Fortaleza.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais