O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindifort) está lançando uma campanha de mídia com o objetivo de cobrra da Prefeitura o pagamento de anuênios dos servidores. A categoria diz que essa luta dura 19 anos.
O anuênio é um adicional que reconhece o tempo de serviço do servidor público e se este cumprir determinados requisitos, faz jus anualmente a 1% sobre seu vencimento. Está regulamentado no Estatuto do Servidor (Lei Nº 6.794, de 27/12/1990).
Peleja judicial
O Sindifort ingressou com a ação judicial dos anuênios em 2006, cobrando atrasados desde 2001. O sindicato teve ganho de causa em 2014, mas, mesmo assim, a Prefeitura continuou sem pagar tudo o que devia, o que gerou um passivo. Em 2023, o ex-prefeito Sarto chegou a assinar um acordo, que infelizmente não foi homologado pela justiça e mais de 7500 (sete mil e quinhentos) servidores, aposentados e pensionistas que ainda tem valores de anuênios a receber, não receberam os atrasados até hoje.
Neste ano, finalmente existem todas as condições para que o acordo seja assinado pelo prefeito. Há um entendimento comum entre servidores, sindicato e PGM sobre a assinatura e o pagamento. O prefeito Evandro Leitão já tem o aval do Cogefor para esta assinatura.
Após aguardar meses e sem retorno positivo, o Sindifort está lançando uma campanha de mídia para sensibilizar a opinião pública e o prefeito, para que finalmente ponha fim a essa injustiça. Dentre as peças estão vídeos, peças gráficas (cartazes, banners…) e spot de rádio.
Beneficiados
São mais de 7.500 (sete mil e quinhentos) servidores(as), aposentados (as) e pensionistas, esperando há pelo menos 19 anos por solução. São pessoas idosas, que em sua maioria recebem entre um e dois salários mínimos. Muitos, inclusive, estão doentes ou já faleceram sem ter seus direitos reconhecidos.
*Confira uma das peças aqui.
Ver comentários (1)
Pague nossos anuênios ,prefeito!