Sinduscon-CE lança guia pioneiro de descarbonização na construção civil

Guia foi lançado em clima de seminário. Foto: Divulgação

O Sinduscon do Ceará lançou, nesta terça-feira, o Guia de Descarbonização na Construção Civil. Trata-se de uma publicação inédita no país, que reúne orientações práticas e estratégicas para apoiar empresas e profissionais do setor na redução de emissões de carbono. O lançamento ocorreu durante o Seminário de Descarbonização na Construção Civil, realizado no auditório da FIEC, em Fortaleza, e reuniu especialistas nacionais, lideranças empresariais e representantes do poder público.

Na abertura do encontro, o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa, destacou o caráter pioneiro da publicação. “Este guia é um marco para a construção civil no Ceará e no Brasil. Ele oferece diretrizes práticas para que possamos avançar em sustentabilidade, contribuindo para a redução de emissões e para um futuro mais responsável e consciente”, afirmou.

Para Patriolino Dias, o guia marca apenas o início de um novo capítulo para o setor. “Ele simboliza a abertura de um caminho pautado pela inovação, pela responsabilidade e pela coragem de enfrentar os desafios climáticos que já estão diante de nós”, concluiu.

A vice-presidente da Área de Sustentabilidade do Sinduscon-CE, Paula Frota, reforçou que o documento vai além da técnica e funciona como um convite à ação. “A descarbonização é um desafio, mas também uma oportunidade única para repensarmos processos, inovarmos em soluções e construirmos um setor cada vez mais competitivo e responsável”, disse.

A secretária Vilma Freire destacou a importância da iniciativa do Sinduscon-CE para alinhar o setor da construção civil às políticas públicas de sustentabilidade já em andamento no Ceará. “Quando a gente traz para o viés da descarbonização, vemos que a indústria da construção tem a oportunidade de liderar esse processo. O Governo do Estado já destinou mais de R$ 60 milhões, via Finep, para projetos de descarbonização, mas a construção civil ainda aguardava um movimento estruturado. Este guia vem em boa hora, como um marco de ação concreta. Não temos mais espaço apenas para debater mudanças climáticas, porque já vivemos seus impactos diariamente. O Ceará quer levar essa experiência pioneira para a COP30 como exemplo de compromisso e de liderança do nosso setor produtivo”, afirmou.

Já o secretário municipal da SEUMA, João Vicente, destacou o papel do guia como ferramenta de engajamento coletivo. “É uma honra participar deste seminário e do lançamento do guia, que deve servir de exemplo a outras entidades e organizações. Iniciativas como esta mobilizam empresários, terceiro setor e sociedade, oferecendo caminhos práticos para proteger o meio ambiente. O poder público tem papel essencial, mas depende da participação de todos para implementar ações efetivas”.

Descarbonização

Durante o Seminário de Descarbonização na Construção Civil, Nilson Sarti, vice-presidente da CBIC e presidente da Comissão de Meio Ambiente da entidade, traçou um panorama da sustentabilidade no setor da construção em nível nacional e reforçou a agenda estratégica que vem sendo conduzida pela CBIC. “Estamos discutindo importantes temas de organização do setor, entre eles a taxonomia, o plano-prima, a eficiência energética e as cidades resilientes. São pautas extremamente relevantes para garantir um futuro melhor para nossas cidades”, afirmou.

Já Angel Ibanez, especialista em suprimentos e sustentabilidade na construção civil, chamou atenção para a relevância do cimento e do aço no impacto ambiental das obras. “O concreto e o aço representam quase 70% das emissões na construção. Hoje já existem tecnologias que produzem materiais mais eficientes, capazes de reduzir emissões de forma significativa. Cabe ao construtor e ao incorporador buscar e aplicar essas práticas”, ressaltou.

Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do COMASP do Sinduscon-SP, apresentou a calculadora de carbono, ferramenta que permite às construtoras medir a geração de emissões de cada obra ou de toda a empresa. “O primeiro passo para conseguir descarbonizar é conhecer. A calculadora permite mensurar o impacto desde o projeto até a execução, possibilitando ações de redução ao longo do processo”, explicou.

Doações

Além do caráter técnico, o seminário também teve dimensão solidária.

Os participantes foram convidados a contribuir com a arrecadação de alimentos e roupas para famílias em situação de vulnerabilidade.

O evento contou com o apoio da CBIC e do SENAI, e patrocínio da FIEC, Sebrae, Cegás, Apodi, Konstroi, Atacado, Caixa e Governo Federal.

Autoridades presentes

Participaram também do evento o Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, representando o Presidente Ricardo Cavalcante; o superintendente da Semace, João Gabriel Rocha; o superintendente executivo de Habitação da Caixa, Luís Gurgel; a gerente de Estatística, Geografia e Informações do Ipece, Rafaela Martins Leite Monteiro; o coordenador executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura de Fortaleza, Eduardo Palheta; o diretor de Relações Institucionais do IFCE, Virgílio Araripe; a diretora de Suporte à Infraestrutura e Patrimônio da Adece, Liana Fujita; o presidente da Comissão de Estudos Para Sustentabilidade da OAB-CE, Jackes Araújo; o vice-presidente da Citinova, Osmar de Sá Ponte; o gerente de Planos Setoriais Regionais do IPPLAN, Rodolfo Sanford; o gerente de Comunicação da Cegás, Paulo Mota; o presidente do Sinduscon Maranhão, Fábio Nahuz; o fundador-diretor da AAC Energia, André Viana; entre outros.

SERVIÇO

* Guia está disponível no link: guiadescarbonizacao.sindusconce.com.br/

 

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias