Categorias: Economia

Sinduscon Ceará realiza noite de homenagens na 22ª edição do Prêmio da Construção

Sinduscon-CE promove a 22ª edição do Prêmio da Construção. Foto: Divulgação

Empresários, autoridades, profissionais do setor e formadores de opinião prestigiaram na quinta-feira (13), no Teatro RioMar Fortaleza, a 22ª edição do Prêmio da Construção, promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon Ceará), em um dos eventos mais importantes do calendário da construção civil cearense, diante do reconhecimento da inovação e do compromisso com o desenvolvimento do Estado.

A edição deste ano contou com o apoio e patrocínio de Apodi, CEGÁS, Konstroi, CAU/CE, SENAI, SEBRAE, FIEC, Atacado Caixa, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, instituições parceiras que compartilham a visão de um setor mais forte e inovador.

Premiações e reconhecimentos

Construtora do Ano: Victa Engenharia, em uma categoria que completou 11 anos de metodologia técnica rigorosa baseada em auditorias externas e checklists que reforçam a meritocracia e a transparência no processo de seleção.

Projeto Arquitetônico: arquiteto Daniel Arruda, pelo projeto BS Gold, da BSPar. A aferição técnica da categoria contou com avaliação do CAU/CE.

Responsabilidade Social: Projeto Escola Novo Destino, da Construtora Marquise, reconhecido por promover educação e oportunidades para crianças em situação de vulnerabilidade.

Operário do Ano: Ernandes Barbosa, funcionário da WR Engenharia e homenageado por sua trajetória de dedicação, superação e compromisso exemplar com a profissão.

Além das premiações, o Sinduscon Ceará prestou homenagens especiais a personalidades que marcaram o setor ao longo de suas trajetórias:

Desenvolvimento Setorial: Ricardo Bezerra, CEO da Lopes Immobilis, reconhecido por sua visão estratégica e capacidade de articulação que fortalecem o mercado imobiliário cearense.

Resgate Histórico da Construção: Demerval Diniz, engenheiro civil, empresário e referência na construção civil e no setor de hotelaria, homenageado por seu legado na transformação urbana do Ceará.

Tecnologia, Inovação e Qualidade: Hilda Pamplona, engenheira civil e CEO da Beton Tecnologia, destacada por sua contribuição à modernização e ao avanço técnico do setor.

Evandro Leitão e Jade Romero

A solenidade contou com as presenças do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e da vice-governadora Jade Romero, que representou o governador Elmano.

Evandro destacou o papel estratégico da construção civil para o desenvolvimento urbano de Fortaleza, ao ressaltar que o setor tem sido um parceiro ativo e fundamental nas políticas públicas da cidade, inclusive participando de forma qualificada e colaborativa da Conferência das Cidades, contribuindo para debates técnicos e soluções voltadas ao planejamento urbano.

Já a vice-governadora Jade Romero apontou o valor do setor e o compromisso do Estado em apoiar o desenvolvimento econômico e social. Jade comentou da parceria do setor com o Governo do Estado, “na força do maior capital que nós temos, que é o capital humano, que são os cearenses”.

12,7 mil novos postos de trabalho

O presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias, reforçou a força do setor, ao ressaltar indicadores que demonstram o impacto da construção civil na economia cearense.

“Mais do que celebrar trajetórias individuais, o Prêmio da Construção evidencia a relevância da nossa indústria para o desenvolvimento do Ceará. Cada profissional e empresa homenageada representa o esforço conjunto de um setor que inova, gera oportunidades e contribui para uma sociedade mais próspera e sustentável”, afirmou.

Atualmente, o setor reúne mais de 90 mil trabalhadores em todo o Ceará. Somente entre janeiro e setembro de 2025, a construção civil registrou saldo positivo de 12.739 postos de trabalho, praticamente o dobro do que havia sido registrado no mesmo período de 2024 (6.112), segundo dados do Caged. Com isso, o estoque total de empregos formais chegou a 91.045 trabalhadores, consolidando o setor como um dos principais motores da economia estadual.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais