Apesar de um reajuste aquém de o esperado pelas categorias que representam o servidor público de Fortaleza, o prefeito Sarto tenta enganar a opinião pública ao anunciar na terça-feira (27) o reajuste de 4.62%.
A observação é do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza (Sintsaf), ao atentar que o reajuste insere em 3.62% de janeiro a março, além de mais 1% a partir junho, com base no vencimento de janeiro.
“Se botarmos na ponta do lápis, o que o servidor teve de reajuste, na verdade, foi 4.20%. E não 4,62%, como quer fazer acreditar o prefeito de Fortaleza”, comentou o presidente do Sintsaf, o advogado Plácido Filho.
As categorias haviam apresentado um reajuste de 9.35% de perdas salariais, além de 5% de ganho real.
Para a presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifor), Nascélia Silva, a reajuste apresentado pelo prefeito Sarto foi “muito ruim”.
“Ele (prefeito Sarto) disse que teria que fazer um tratamento isonômico (tratar todos iguais) com a Educação. Nós não somos contra esse reajuste de 4.62%, mas ele não aplica esse 1% em cima dos 3,62%, de janeiro a maio. Ele quer dar esse 1%, a partir de junho, em cima do salário de janeiro, antes do reajuste”, reclamou a sindicalista.
Indiferente ao fato de não ter veracidade o reajuste de 4.62%, Sarto disse esta semana que “reafirmo o compromisso da nossa gestão com os nossos servidores e servidoras”.