O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) lançou alerta acerca de um golpe que tem sido praticado por criminosos que se passam por advogados da entidade para extorquir servidores.
Os golpistas, segundo o Sintufce, estão contatando servidores por meio de mensagens no WhatsApp, alegando a existência de falsos acordos judiciais e solicitando transferências de valores, via PIX ou depósito bancário, com o pretexto de custear supostas despesas como custas processuais ou imposto de renda.
Em troca, prometem a liberação de valores referentes a processos judiciais. Além do SINTUFCE, o nome do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC) também tem sido utilizado pelos criminosos, o que amplia a gravidade da situação e a urgência de alerta à comunidade acadêmica.
O SINTUFCE reitera que não solicita transferências bancárias de qualquer tipo para pagamento de custas, alvarás ou liberação de valores. Nenhum procedimento judicial exige o pagamento de valores diretamente ao advogado ou ao sindicato, tampouco por meio de PIX ou depósito em dinheiro. Em caso de dúvida, os servidores devem entrar em contato diretamente com o sindicato.
O sindicato já adotou as medidas legais cabíveis e está colaborando com a Polícia Civil para investigar e punir os responsáveis por esses crimes. Reforçamos a necessidade de que todos os servidores permaneçam atentos e denunciem qualquer contato ou atividade suspeita.
SERVIÇO
*Para maiores esclarecimentos ou em caso de suspeita de tentativa de golpe, o SINTUFCE coloca seu Departamento Jurídico à disposição dos servidores, por meio do telefone (85) 99444-8609.
*Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará – (85) 99902-1496 / (85) 99264-6561.