Categorias: Educação

Sintufce divulga nota em solidariedade aos terceirizados da UFC em greve

Clima de protesto por atraso nos pagamentos. Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) divugu, nesta tarde de terça-feira, nota de solidariedade aos trabalhadores terceirizados da UFC, que paralisam atividades por falta de pagamento e outros benef[ícios.

Confira:

Moção de Solidariedade às companheiras e companheiros que atuam na UFC em atividades terceirizadas

A Universidade pública tem suas atividades-fim o ensino, a pesquisa e a extensão, o famoso tripé universitário. No entanto, não se faz universidade pública sem as atividades de gestão e apoio, que perpassam os fazeres universitários, tais como as atividades das técnicas e técnicos administrativos em educação e sem a contribuição e a colaboração de companheiras e companheiros que realizam atividades de conservação, asseio, manutenção, zeladoria, entre outras, que infelizmente foram terceirizadas, impedindo o maior pertencimento destas trabalhadoras e trabalhadores à universidade.

O SINTUFCE sempre denunciou o desserviço que a terceirização pode acarretar às instituições. E o momento atual, que deixou escancarado a fragilidade e a precarização em que se encontram estas trabalhadoras e trabalhadores, é suficiente para questionemos as condições de trabalho de uma parte da comunidade acadêmica, que, muitos não enxergam e outros querem, invisibilizar. O que é impossível, uma vez que sem o serviço e a dedicação destes a vida na UFC e em qualquer outra universidade cearense se torna insalubre.

Por isso, apoiamos a paralisação desses companheiros que neste momento se encontram sem os vales transporte e alimentação e que ainda estão temerosos quanto aos seus empregos. Esperamos que a Gestão Superior da UFC, que até aqui, vem buscando soluções para o que está acontecendo com as trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, que siga pressionando seja o governo, seja o parlamento, na busca de soluções para categoria, inclusive cobrando de forma mais veemente a resolução dos problemas orçamentários que, por conta da política de austeridade, imposta de cima a baixo pelo governo, acaba por dificultar a realização de todas as atividades universitárias. O cuidado com docentes, técnicas e técnicos e discentes, deve ser o mesmo para com aquelas e aqueles que, mesmo atuando em empresas terceirizadas, também constroem a UFC.

As técnicas e técnicos administrativos em Educação da Universidade Federal do Ceará, em assembleia realizada pelo SINTUFCE, no dia 06 de maio de 2025, aprovaram nota de solidariedade às companheiras e companheiros que exercem suas funções como trabalhadoras e trabalhadores terceirizados na UFC. E estendemos fraternalmente nossa força e nossa voz, para lutar junto a cada um dos terceirizados na busca por uma Universidade em que todas e todos possam ter melhores condições de estudo, vida e trabalho.

SINTUFCE, O SINDICATO DE TODAS AS CARAS, DE TODAS AS CORES E DE TODAS AS LUTAS.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais