A educação formal está avançando no sistema socioeducativo do Ceará. Dos 12 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas que cursavam o 3º ano do Ensino Médio e participaram do Enem 2025, sete alcançaram a pontuação necessária para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, um deles obteve a pontuação exigida para concorrer a uma vaga pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).
O Sisu, gerido pelo Ministério da Educação, é um sistema eletrônico que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já o Prouni é um programa voltado para a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, direcionado a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Participação de Treineiros
Além disso, 98 jovens do sistema socioeducativo do Ceará, que estão cursando o Ensino Médio, participaram do Enem na condição de “treineiros”, assim como 146 estudantes do Ensino Fundamental.
Essa participação como treineiros(as) é uma oportunidade para que os estudantes conheçam o formato do exame, os tipos de questões e pratiquem o gerenciamento do tempo, além de vivenciarem a logística do dia da prova. Essa experiência contribui significativamente para reduzir a ansiedade e aumentar a confiança quando forem prestar o exame como concludentes.
A assessora especial de diretrizes socioeducativas da Seas, Ana Paula Íris destaca a importância Exame Nacional:
“O Enem é um instrumento de inclusão social, possibilitando que nossos jovens acessem vagas em universidades públicas, bolsas de estudos e até mesmo a um financiamento pelo Fies. Essas oportunidades proporcionam outras perspectivas de futuro e contribuem para a construção de um novo projeto de vida.”