Categorias: Educação

Sisu 2024- Medicina, Enfermagem e Psicologia foram os cursos mais procurados na UFC

Fachada da Reitoria da UFC. Foto: Arquivo

O curso de Medicina foi o mais procurado na edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal do Ceará (UFC). No total, 6.468 candidatos tentaram garantir uma das 160 vagas ofertadas pelo curso na capital cearense. Enfermagem e Psicologia, ambos em Fortaleza, apareceram logo em seguida como os mais concorridos na UFC, com 4.154 e 3.977 inscritos respectivamente.

Veja a seguir a lista dos 10 cursos mais procurados na UFC

Medicina – Integral (Fortaleza): 6.468 inscrições;
Enfermagem – Integral (Fortaleza): 4.154 inscrições;
Psicologia – Integral (Fortaleza): 3.977 inscrições;
Educação Física – Integral (Fortaleza): 3.521 inscrições;
Administração – Noturno (Fortaleza): 3.091 inscrições;
Direito – Noturno (Fortaleza): 2.994 inscrições;
Medicina – Integral (Sobral): 2.891 inscrições;
Direito – Integral (Fortaleza): 2.634 inscrições;
Fisioterapia – Integral (Fortaleza): 2.537 inscrições;
Administração – Integral (Fortaleza): 2.498 inscrições.

Quanto à concorrência, que calcula a quantidade de inscritos para cada vaga ofertada, o curso de Fisioterapia de Fortaleza foi o mais concorrido, com 2.537 candidatos pleiteando 40 vagas. Em seguida, aparecem os cursos de Enfermagem, com 4.154 inscritos para 80 vagas; e Psicologia, com 3.977 candidatos para 80 vagas; ambos de Fortaleza.

A UFC foi a instituição de ensino superior do Ceará com maior número de vagas nesta edição do SISU. Foram ofertadas 6.278 vagas em 108 cursos de graduação presencial em Fortaleza e no Interior. A UFC recebeu, no total, 94.587 inscrições de 61.521 candidatos interessados nos seus cursos. A diferença entre o número de inscrições e de inscritos se dá porque cada candidato poderia escolher até duas opções de curso, não necessariamente na mesma instituição.

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (29), os cursos mais procurados em todo o País foram: Medicina, Direito, Administração, Psicologia, Enfermagem, Pedagogia, Medicina Veterinária e Ciência da Computação.

Veja a seguir a lista dos 10 cursos mais concorridos na UFC

Fisioterapia – Integral (Fortaleza): 2.537 inscritos para 40 vagas;

Enfermagem – Integral (Fortaleza): 4.154 inscritos para 80 vagas;

Psicologia – Integral (Fortaleza): 3.977 inscritos para 80 vagas;

Psicologia – Integral (Sobral): 2.034 inscritos para 50 vagas;

Medicina – Integral (Fortaleza): 6.468 inscritos para 160 vagas;

Educação Física – Integral (Fortaleza): 2.016 inscritos para 50 vagas;

Administração – Noturno (Fortaleza): 3.091 inscritos para 80 vagas;

Medicina – Integral (Sobral): 2.891 inscritos para 80 vagas;

Gastronomia – Integral (Fortaleza): 1.072 inscritos para 30 vagas;

Ciência da Computação – Integral (Fortaleza): 2.077 inscritos para 60 vagas.

Matricula e lista de espera

As matrículas dos aprovados na Chamada Regular do SISU começam nesta sexta-feira (2) e seguem até as 17h da próxima segunda-feira (5). A solicitação de matrícula ocorre exclusivamente pela Internet, via Portal do Candidato – SISU.

Após o envio dos documentos básicos de matrícula e, se for o caso, da documentação adicional de cota, o candidato deverá acompanhar a análise dos documentos e, caso necessário, providenciar a regularização nos prazos informados.

SERVIÇO

*Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma de suas opções de curso poderão manifestar interesse na Lista de Espera, até 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu).

*As vagas eventualmente não ocupadas ao final do período de solicitação de matrícula da Chamada Regular serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera.

*Até a próxima quarta-feira (7), a UFC divulgará edital específico sobre o uso da Lista de Espera e formação de Banco de Suplentes.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais