Marco na história da arquitetura rural do Ceará, o Sítio Bebida Nova, situdao na cidade do Crato (Região do Cariri), acaba de ser tombado pelo Governo do Ceará. A trajetória da edificação liga-se ao período açucareiro do Estado e o desenvolvimento econômico do Cariri cearense.
Além das influências à história econômica e social, este território é parte vital na biografia de um dos mais importantes artistas plásticos do País. O Sítio foi moradia e primeiro espaço de inspiração ao universo do multiartista Sérvulo Esmeraldo (1929-2017). O decreto Nº 35.954, que firma o tombamento definitivo do imóvel, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na última segunda-feira (15).
O tombamento definitivo ilumina os anseios de especialistas da sociedade civil. Uma demanda que uniu os contínuos esforços da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria de Patrimônio e Memória (Copam) e Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa-CE).
História e arquitetura
Este importante passo na memória do Ceará corresponde à solicitação de tombamento efetivada por referências como a fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães, e o professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), Romeu Duarte.
A edificação preserva boa parte de suas características originais. Por estar em terreno elevado garante uma vista de toda a região urbana do Crato e cidades próximas. Originalmente o Sítio foi um engenho, tendo também sido uma escola e uma moradia.
“Temos pouquíssimos exemplares de um sítio rural tombado. É um bem importante para o Ceará inteiro, é uma casa urbana plantada no meio da comunidade rural, principalmente por ser a moradia de um dos maiores artistas brasileiros”, avaliou, à época, o professor Romeu Duarte.
Após a aprovação do tombamento, Dodora Guimarães ressaltou o quanto este trabalho é importante à preservação de Sérvulo Esmeraldo e do legado projetado pelo artista para o Crato. “A Bebida Nova não é um local apenas de engenho, que teve contribuição econômica para o Cariri, aquela casa foi um lugar onde tudo começou na obra desse grande artista que pudemos conviver e aprender com ele”, destacou.