Categorias: Ceará

Sítio Bebida Nova, no Crato, é tombado pelo Governo do Estado

Sítio bebida Nova, no Crato, ganha preservação. Foto: Secult-CE

Marco na história da arquitetura rural do Ceará, o Sítio Bebida Nova, situdao na cidade do Crato (Região do Cariri), acaba de ser tombado pelo Governo do Ceará. A trajetória da edificação liga-se ao período açucareiro do Estado e o desenvolvimento econômico do Cariri cearense.

Além das influências à história econômica e social, este território é parte vital na biografia de um dos mais importantes artistas plásticos do País. O Sítio foi moradia e primeiro espaço de inspiração ao universo do multiartista Sérvulo Esmeraldo (1929-2017). O decreto Nº 35.954, que firma o tombamento definitivo do imóvel, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na última segunda-feira (15).

O tombamento definitivo ilumina os anseios de especialistas da sociedade civil. Uma demanda que uniu os contínuos esforços da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria de Patrimônio e Memória (Copam) e Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa-CE).

História e arquitetura

Este importante passo na memória do Ceará corresponde à solicitação de tombamento efetivada por referências como a fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães, e o professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), Romeu Duarte.

A edificação preserva boa parte de suas características originais. Por estar em terreno elevado garante uma vista de toda a região urbana do Crato e cidades próximas. Originalmente o Sítio foi um engenho, tendo também sido uma escola e uma moradia.

“Temos pouquíssimos exemplares de um sítio rural tombado. É um bem importante para o Ceará inteiro, é uma casa urbana plantada no meio da comunidade rural, principalmente por ser a moradia de um dos maiores artistas brasileiros”, avaliou, à época, o professor Romeu Duarte.

Após a aprovação do tombamento, Dodora Guimarães ressaltou o quanto este trabalho é importante à preservação de Sérvulo Esmeraldo e do legado projetado pelo artista para o Crato. “A Bebida Nova não é um local apenas de engenho, que teve contribuição econômica para o Cariri, aquela casa foi um lugar onde tudo começou na obra desse grande artista que pudemos conviver e aprender com ele”, destacou.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais