O líder do governo Evandro Leitão na Câmara Municipal de Fortaleza, Bruno Mesquita (PSD), pregou aviso: só tem diálogo, se voltarem os ônibus.
O recado foi para os empresários de ônibus, durante entrevista ao Blogdoeliomar, nesta terça-feira (30).
Como em um “cabo de guerra”, os empresários alegam perda de quase 55% no número de passageiros, nos últimos 10 anos, o que representaria cerca de 630 mil pessoas fora do sistema de transporte coletivo em Fortaleza, por meio do uso de ônibus. Segundo ainda os empresários, a crise financeira também atingiu o setor, diante de uma aumento no preço de peças e outras despesas.
Desde ontem (29), quase 10 mil passageiros foram surpreendidos com a retirada de 20 linhas, por iniciativa das empresas.
A crise no setor foi tema na semana passada da entrevista ao Podcast Blogdoeliomar, do presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira.
“Tivemos 14 empresas que ganharam a licitação e por isso foram contratadas pelo Município, isso em 2012. Hoje são nove, quando cinco já se inviabilizaram. Dessas nove, uma se encontra em recuperação judicial e as outras estão em dificuldade”, comentou.