Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sobral enfrenta onda de protestos contra retorno da política coronelista nas escolas municipais

Prefeito Oscar Rodrigues e a secretária Cynira Kézia

Após mais de duas décadas com a comunidade escolar participando da escolha de diretores no ensino público municipal, Sobral retomou a nomeação dos novos diretores por meio da indicação política.

A decisão do prefeito Oscar Rodrigues, o Dr. Oscar (União Brasil), no entanto, tem gerado uma onda de protestos por parte de pais de alunos, há uma semana, que temem a queda na qualidade de ensino, que tem marcado as últimas administrações do município da Região Norte do Ceará, há 222 quilômetros de Fortaleza.

Enquanto a gestão Oscar Rodrigues, que recebe comandos do filho e deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil) e da irmã do prefeito, retoma a prática da política coronelista na educação, diretores exonerados se dizem perseguidos pela identificação com ex-gestores do município e também com a ex-secretária executiva do MEC, Izolda Cela, que disputou a prefeitura em outubro último.

O prefeito tem feito uso da Polícia Militar para conter as manifestações pacíficas dos pais de alunos, que querem garantias da manutenção do bom desempenhos dos alunos de Sobral no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Por mais de 20 anos, diretores das escolas públicas de Sobral eram escolhidos por professores, pais de alunos e estudantes, quando uma lista tríplice era enviada para o prefeito para a definição do nome.

Outro lado

O Blogdoeliomar não conseguiu contato com o prefeito Oscar Rodrigues, tampouco com a secretária de Educação de Sobral, a veterinária Cynira Kezia Rodrigues Ponte Sampaio. A matéria será completada, assim que a gestão se manifestar.

(Colaboração do jornalista Nicolau Araújo)

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias