Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Sociedade Cearense de Pediatria – 80 anos de bons serviços à infância”

João Borges preside a SOCEP. Foto: Divulgação

Com o título “Sociedade Cearense de Pediatria – 80 anos de bons serviços à infâncai”, eis artigo de João Borges. Ele é o presidente da SOCEP, que vive clima de festa.

Confira:

Nos anos quarenta do século passado o Ceará se deparava com sérios e crônicos problemas da saúde de suas crianças. Entre 1933 e 1952, as taxas de mortalidade infantil alcançavam valores exorbitantes, de tal sorte que uma em cada três crianças nascidas vivas não completava o seu primeiro aniversário.

Foi nesse degradante cenário da Saúde Pública, que os pediatras cearenses Drs. José Fernandes e Carlos Ribeiro Pamplona , instituíram a SOCIEDADE CEARENSE DE PEDIATRIA – SOCEP, fundada em 15 de junho de 1944, uma das mais longevas instituições societárias médicas do nosso estado.
Nestes 80 ANOS DE HISTÓRIA a entidade se confunde com a memória das políticas públicas para infância e adolescência no Ceará. Portanto, a SOCEP foi e é protagonista em momentos de grande relevância.

Em 6 de julho de 1944, ocorreu a solenidade de posse da primeira diretoria composta pelos pediatras: Dr. José Fernandes (Presidente), Dr. Aluysio Soriano Aderaldo (Vice-presidente), Dr. Otávio Pontes (Primeiro Secretário), Dr. Carlos Ribeiro Pamplona (Segundo Secretário), Dr. Pedro de Morais Borges (Tesoureiro), Dra. Aracy Aguiar (Bibliotecária) que logo se engajaram na campanha em torno da redução da mortalidade infantil.

Ao longo de sua história, a SOCEP esteve irmanada com o poder público em pugnar pelas políticas públicas em prol da infância. Isso se fez e segue em curso, tanto institucionalmente como por meio de seu quadro de dirigentes e de associados. A Dra.Anamaria Cavalcante e Silva,por exemplo, que presidiu a SOCEP em três gestões, exemplifica a contento a interação da entidade maior dos pediatras cearenses e as autoridades sanitárias, com resultados sociais e duradouros.

Uma prova inconteste dessa parceria pode ser visualizada na participação da SOCEP em várias iniciativas públicas relevantes, a exemplo do Programa Viva a Criança, do acompanhamento das PESMIC, que comprovaram a drástica redução da mortalidade infantil, da vinda do escritório local do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da qualificação do Hospital Infantil Albert Sabin, como centro de excelência e de referência em saúde infantil; de não menor importância foi a contribuição que a SOCEP ofereceu ao Governo do Ceará em sua visionária e revolucionária institucionalização dos agentes comunitários de saúde.

Além disso, coube a SOCEP a realização de três grandes congressos brasileiros de pediatria (1985, 2000 e 2017). E, em maio de 1978, a realização de sua primeira Jornada de Pediatria.
Desde seu início há oito décadas a SOCEP apoia e estimula o ensino pós-graduado em Pediatria mediante a promoção de concursos do Título de Especialista em Pediatria, zela pelo respeito à ética profissional, pela regulamentação e fiscalização do exercício da especialidade e pela obtenção de melhores condições socioeconômicas para seus associados.

No entanto, nosso maior desafio , diante de um mundo permeado pela tecnologia é investir em medidas que visam o desenvolvimento somatopsíquico das crianças e suas famílias. Para isso , estaremos, nós da SOCEP atentos ao futuro , pois juntos, somos mais fortes.

*João Borges

Presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP).

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias