Vinte e nove ocorrências de pane na rede elétrica de Fortaleza, por causa do soltar raias ou pipas, foram registradas, neste ano, pela Enel Ceará.
Ano passado, de acordo com a distribuidora de enrgia, foram mais de 190 ocorrências.
Essa brincadeira de criança provoca queda no fornecimento de energia e choques que podem matar, alerta a Enel, que vem promovendo constantes campanhas de conscientização, principalmente em áreas da periferia da Capital.
Dicas e cuidados na hora de soltar raia ou pipa
1: Não solte pipa em locais com rede elétrica aérea
Escolha ambientes abertos sem postes e cabos de energia para soltar pipa. Não permita que a pipa toque a rede elétrica e nunca encoste em pipas presas à fiação, evitando choques elétricos que podem provocar acidentes graves e até morte.
2: Não use cerol ou linha chilena
A linha que possui misturas cortantes é proibida por lei e pode romper os fios de alumínio ou de cobre, resultar em acidentes graves e interromper o fornecimento de energia para a população. Isso inclui serviços essenciais, como hospitais e postos de saúde, além de escolas, comércio e residências . Também pode causar ferimentos nas mãos e ferir motociclistas, ciclistas e pedestres.
A linha chilena tem poder de corte até quatro vezes maior que o cerol tradicional, o que aumenta significativamente os riscos.
3: Não solte raia ou pipa em tempestades
Nunca solte raia ou pipa durante chuvas intensas ou em locais com vento forte, pois a mesma pode atrair raios.
4: A raia ou pipa prendeu na rede elétrica? Não tente soltar
Em hipótese alguma tente tirar pipas enroscadas na fiação elétrica, postes ou antenas. O risco de choque (inclusive fatal) é grande, além de poder causar interrupções no fornecimento de energia na região.
5: Não use materiais metálicos na raia ou pipa
O alumínio ou outros metais condutores podem trazer riscos. Metais conduzem eletricidade e aumentam a chance de choque elétrico.
Por último e não menos importante vai o principal conselho: divirta-se sempre, mas com segurança e sabedoria.