Para o ex-presidente do PT no Ceará, Ilário Marques, também ex-prefeito de Quixadá e atual assessor na Secretaria Especial de Assuntos Federativos, vinculada à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, as eleições deste ano serão pautadas no debate concreto do desenvolvimento do país.
No caso do Ceará, ele aponta que o projeto da reeleição do governador Elmano deverá ser vitorioso, independente do candidato da oposição, mesmo que seja Ciro Gomes. No entanto, alerta para a necessidade da unidade dentro do PT e aliados, solucionar as pretensões e, principalmente “não ter nenhuma trairagem”.
Confira a entrevista de Ilário Marques ao Blogdoeliomar:
Blogdoeliomar – Como está o cenário para as eleições deste ano?
Ilário Marques – O país está decidindo os seus rumos, não a curto prazo, mas a longo prazo, numa disputa de projeto de nação. Temos a consciência de que o presidente Lula representa o melhor para garantir o estado de direito, a soberania do país, o desenvolvimento inclusivo, distribuição de renda… É esse o grande debate.
Blogdoeliomar – Pode vir Flávio Bolsonaro, então?
IM – Pode vir, sim! Pode vir Flávio Bolsonaro, de direita. Nós estamos preparados para esse grande debate na sociedade brasileira. Não é um debate meramente de narrativas, é coisa concreta: para onde vai o Brasil. O país quer desenvolvimento, para isso precisa ter soberania, projeto de nação, inclusão social e distribuição de renda.
Blogdoeliomar – Aqui no Ceará, Elmano de Freitas disputa a reeleição?
IM – Estou um pouco afastado das decisões aqui, no Ceará. Mas é natural que o Elmano dispute a reeleição, acho que o partido vai saber conduzir isso bem, com a liderança do (José) Guimarães, com a presidência do Conin, ouvindo o ex-governador Camilo Santana… O importante é uma coisa: unidade! Se todos estiverem unidos, com o governo que o Elmano está fazendo, pode vir quem vier.
Blogdoeliomar – Até o Ciro Gomes?
IM – Até o Ciro! Com todo a admiração que tenho por ele… até Ciro! Porque, na verdade, é projeto de governo. Então, a palavra de ordem deveria ser unidade, sem trairagem e sem deixar as coisas mal resolvidas. Se tem uma boa solução para as coisas, questão do Senado, como solucionar as pretensões do Senado, e não ter nenhuma trairagem… pode vir quem vier, porque o projeto que o Elmano representa é o projeto da continuidade do Camilo.
Blogdoeliomar – Uma vaga para o Senado, na chapa majoritária, seria da Luizianne Lins ou do Guimarães ou as duas vagas para os aliados?
IM – Olha, eu acho que tem que ter unidade. Tem que ter unidade!
Blogdoeliomar – Tem que respeitar o PSB, do Cid?
IM – Tem que respeitar o PSB do Cid, o Cid tem que mostrar que está no projeto, tem que discutir unido com os partidos (aliados): PSD, MDB, PP. Se puder atrair o União Brasil, tem que atrair. Tem que ter unidade! Como estou de fora, como já falei, estou com uma visão mais ampla. Nós não podemos é partir por nomes. E não ter trairagem!