Categorias: Brasil

Startup cria tecnologia 3D contra o mosquito Aedes aegypti

Sintomas da dengue

Uma startup apoiada pelo governo do Tocantins desenvolveu uma tecnologia inovadora para o combate ao mosquito Aedes aegypti. O projeto utiliza um dispositivo produzido em impressora 3D, capaz de atrair os mosquitos e contaminá-los com fungo, reduzindo a população do vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A solução também permite o monitoramento de dados ambientais, auxiliando as ações de prevenção e vigilância em saúde pública. Os testes começaram em Paraíso do Tocantins e devem ser ampliados para Palmas e Gurupi.

A iniciativa conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), por meio do programa Centelha, que está com inscrições abertas até o dia 30 de janeiro.

(Agencia Brasil)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais