O Superior Tribunal de Justiça acaba de nomear mais 100 candidatos aprovados no concurso público realizado em agosto de 2024. As nomeações estão publicadas nas Portarias STJ/GP 570, 571 e 572. Em maio, o STJ já havia empossado os 67 primeiros aprovados.
Os futuros servidores nomeados ocuparão cargos efetivos nas seguintes áreas: comunicação social, contadoria, engenharia civil, engenharia mecânica, pedagogia, psicologia, suporte em tecnologia da informação, além das áreas administrativa e judiciária – esta última concentrando o maior número de nomeações: 77. A posse dos novos servidores está prevista para ocorrer em setembro.
A maior parte das vagas que serão preenchidas foi criada pela Lei 15.173/2025, que autorizou o STJ a transformar 104 cargos vagos de técnico em 63 cargos de analista judiciário, sem gerar aumento de despesas. A norma ainda autoriza o presidente do STJ a converter até 150 cargos de técnico (que forem desocupados por aposentadorias, exonerações ou outras formas) em cargos de analista, desde que seja respeitada a mesma proporção prevista e que não haja aumento de despesa.
Organizado pelo Cebraspe, o concurso contou com provas objetivas e discursivas aplicadas em dezembro de 2024, e teve os resultados homologados em abril deste ano. (Com Assessoria de Imprensa do STJ).