A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) lançou edital de seleção de propostas inovadoras na área de proteção social e outros temas convergentes na gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As inscrições estão abertas até o dia 2 de setembro e o investimento da autarquia nesta ação é de R$ 1 milhão.
Segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o desenvolvimento social é um dos eixos estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Ele destaca a importância de ter a proteção social como um elemento importante do desenvolvimento regional. Citou as iniciativas da Sudene nesse sentido, como a articulação para a constituição da Rede de Governança para a Proteção Social e Direitos Humanos, além do próprio edital, lançado em parceria com o Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social).
“Precisamos fazer com que a sociedade se aproprie da política de assistência social. O nosso problema não é normativo, mas de visibilidade. Outro desafio é a territorialização. Precisamos observar o que o governo federal está formulando para o Nordeste e ficarmos vigilantes para que estas iniciativas tenham um recorte territorial e isto tem que estar presente na política de proteção social”, frisou Danilo Cabral.
Linhas temáticas
O Inova Suas apresenta três linhas temáticas: Gestão do Suas, Provisão da Proteção Social e Participação e Controle Social.
Neste contexto, devem ser considerados os desafios da área da Sudene para afirmação dos direitos humanos, considerando-os como elementos fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região.
SERVIÇO
*Os interessados devem estar atentos às regras estabelecidas no certame e podem enviar dúvidas para o e-mail editalinovasuas@sudene.gov.br.