Mais de 50 artistas participaram nessa quarta-feira (8) do ensaio do projeto “Suite Caldeirão de Santa Cruz do Deserto”, no Centro Cultural Cariri, no Crato. O espetáculo tem estreia nesta sexta-feira (10), a partir das 19 horas, na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. No sábado (11), a apresentação será no Crato, enquanto no domingo (12) os artistas estarão em Fortaleza, no Cineteatro São Luiz.
O espetáculo é idealizado por Pingo de Fortaleza e Rosemberg Cariry, autores das canções inéditas que contam da trajetória do beato José Lourenço aos mistérios, quereres e segredos do Cariri.
Entre os artistas estão 27 integrantes no Coral da Universidade Federal do Cariri, sob a regência do maestro Renato Brito, doutor em Etnomusicologia. Já os instrumentistas convidados estão o professor Weber dos Anjos, na viola portuguesa, o acordeonista Jair Dantas, os percussionistas Igor Ribeiro e Ricardo Pinheiro.
Todos se juntam a nomes referenciais para a canção e a interpretação musical do Cariri para o Ceará e o Brasil: veteranos como os mestres Abidoral Jamacaru e Luiz Fidélis, Luis Carlos Salatiel, João do Crato (arrasando ao entoar os textos da suite, que referenciam a figura do beato José Lourenço, a história do Cariri, os motes cuja carga dramática é trabalhada pela canção que vem depois de cada fala), e personagens de gerações posteriores, como Carlos Rafael (de canto forte e preciso), Luciano Brayner (interpretando com Salatiel um dos temas mais desafiadores) e Junú, emocionando a todos ao dividir o palco com Fidélis. Além do próprio Pingo de Fortaleza, dando voz às canções e também substituindo outros artistas que estarão no espetáculo, como os cantores Milla Sampaio e Fábio Carneirinho.
A mestra Marinez, da cultura popular tradicional do Cariri, do Coco Frei Damião, é outra atração ao lado de Fatinha Gomes, Janinha Brito, Bárbara Gomes e de outras intérpretes.