“Suite Caldeirão de Santa Cruz do Deserto” reúne mais de 50 artistas no Cariri

Ensaio do projeto "Suite Caldeirão de Santa Cruz do Deserto"

Mais de 50 artistas participaram nessa quarta-feira (8) do ensaio do projeto “Suite Caldeirão de Santa Cruz do Deserto”, no Centro Cultural Cariri, no Crato. O espetáculo tem estreia nesta sexta-feira (10), a partir das 19 horas, na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. No sábado (11), a apresentação será no Crato, enquanto no domingo (12) os artistas estarão em Fortaleza, no Cineteatro São Luiz.

O espetáculo é idealizado por Pingo de Fortaleza e Rosemberg Cariry, autores das canções inéditas que contam da trajetória do beato José Lourenço aos mistérios, quereres e segredos do Cariri.

Entre os artistas estão 27 integrantes no Coral da Universidade Federal do Cariri, sob a regência do maestro Renato Brito, doutor em Etnomusicologia. Já os instrumentistas convidados estão o professor Weber dos Anjos, na viola portuguesa, o acordeonista Jair Dantas, os percussionistas Igor Ribeiro e Ricardo Pinheiro.

Todos se juntam a nomes referenciais para a canção e a interpretação musical do Cariri para o Ceará e o Brasil: veteranos como os mestres Abidoral Jamacaru e Luiz Fidélis, Luis Carlos Salatiel, João do Crato (arrasando ao entoar os textos da suite, que referenciam a figura do beato José Lourenço, a história do Cariri, os motes cuja carga dramática é trabalhada pela canção que vem depois de cada fala), e personagens de gerações posteriores, como Carlos Rafael (de canto forte e preciso), Luciano Brayner (interpretando com Salatiel um dos temas mais desafiadores) e Junú, emocionando a todos ao dividir o palco com Fidélis. Além do próprio Pingo de Fortaleza, dando voz às canções e também substituindo outros artistas que estarão no espetáculo, como os cantores Milla Sampaio e Fábio Carneirinho.

A mestra Marinez, da cultura popular tradicional do Cariri, do Coco Frei Damião, é outra atração ao lado de Fatinha Gomes, Janinha Brito, Bárbara Gomes e de outras intérpretes.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais