Vamos tratar hoje de um assunto que tem uma tônica bem especial para todo trabalhador brasileiro, pois interfere diretamente no poder de compra que o seu salário possui, e como a inflação interfere nesta questão.
A inflação, em sua significação mais objetiva, representa uma elevação nos níveis gerais de preço. Já a desvalorização da moeda representa uma queda no poder de compra (poder aquisitivo). Vamos dar uma ilustração simples:
– Se, em um determinado período do ano, os preços dos alimentos dobrassem (inflação de 100%) a capacidade de consumo de gêneros alimentícios, das pessoas, reduziria pela metade, ou seja, com o mesmo dinheiro de antes, só conseguiriam comprar 50% dos itens que consumiam. Isso indicaria uma taxa de desvalorização da moeda, na ordem de 50%.
Agora vamos entender como é feito o cálculo da Taxa de Desvalorização da Moeda (TDM), utilizando a inflação como base:
TDM: Taxa de Desvalorização da Moeda
INF: Taxa de Inflação
Fórmula:
Importante notar que, quanto maior for a taxa de inflação (INF), maior será a taxa de desvalorização da moeda (TDM). Ou seja, quanto maior for a taxa de desvalorização da moeda, menor será o poder de compra. Daí se verifica que ao se ter um aumento geral nos preços de bens e serviços, o nosso dinheiro consegue comprar uma quantidade cada vez menor, o que ocasiona a redução do poder aquisitivo na economia.
Demonstro abaixo, uma tabela ilustrativa de um período bem complicado em nossa inflação, para entendermos a relação entre esta e a desvalorização da nossa moeda:
Observando a tabela acima, vamos pegar o ano 20×3, onde a taxa de inflação apurada pelo INPC foi de 10,39%. Verificamos que houve uma queda no poder de compra da população de 9,41%.
Vamos utilizar agora a fórmula que aprendemos acima:
Acredito que tenha ficado bem clara a relação entre a inflação e o poder de compra da nossa moeda.
Respostas de 2
Sempre lendo as boas matérias de economia, com exposição de fácil entendimento.
Muito oportuna a matéria, visto que a TDM a cada dia fica menor.