O presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, vai lançar, às 10 horas da próxima segunda-feira, o Observatório Municipal da Primeira Infância (OMPI). A solenidade ocorrerá no Salão Multiúso – 8º andar do Edifício 5 de Outubro do TCE.
O observatório é uma plataforma desenvolvida em parceria com a Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap). A iniciativa visa fortalecer as políticas públicas voltadas para a Primeira Infância em nosso Estado, disponibilizando o acesso simplificado e qualificado às informações essenciais para o desenvolvimento infantil.
A ferramenta oferecerá dados estratégicos para subsidiar gestores públicos na formulação, acompanhamento e avaliação de políticas voltadas a crianças de zero a 6 anos.
O projeto integra o Pacto Cearense pela Primeira Infância do TCE Ceará e reflete o compromisso do Tribunal de Contas com a governança pública, a transparência e a efetividade de ações intersetoriais voltadas ao desenvolvimento infantil.
As ações relacionadas à Primeira Infância estão alinhadas à Agenda ESG 2025 do TCE Ceará, que reúne também outros eixos prioritários do Tribunal: Saneamento Básico, Mudanças Climáticas, e Acessibilidade e Inclusão. Nesse contexto, a Corte de Contas estimula a atenção da gestão pública às práticas de governança socioambientais.
SERVIÇO
*Tribunal de Contas do Ceará – Rua Sena Madureira, 1047 – Centro, Fortaleza.