Tereza & Bruno” vence Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema Independente

O filme cearense “Tereza & Bruno”, que retrata a relação de um filho com uma mãe idosa e vítima de AVC, ganhou como Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema Independente, o CineMaz, que aconteceu entre os últimos dias 11 e 15 deste mês de dezembro em Varginha (MG). Agora a produção acumula cinco prêmios só na primeira temporada de exibições pelo Brasil, iniciada em novembro do ano passado e encerrada na mostra da cidade mineira.

Ao todo, o curta-metragem participou de festivais em mais 13 cidades de outros sete estados e Distrito Federal. Além do Ceará, o filme chegou ao Pará, Pernambuco, São Paulo e Paraná, rendendo a “Tereza & Bruno” também os prêmios de: Melhor Filme, na 6ª Mostra de Cinema de Fama (MG); Melhor Curta-metragem Documentário, no Cinephiles Choice Award (em Canhotinho (PE)); Melhor Trilha Sonora, no OFF Pocket Film Festival (em Santarém (PA)); e Menção Honrosa no Bee Film Festival (em Curitiba (PR)).

“Cada festival que somos selecionados, cada indicação e cada prêmio, tudo é uma alegria imensa! Fazer cinema independente é um ato de resiliência porque o acesso à cultura é elitizado e o cinema independente é democrático, preza pela diversidade de narrativas, abre espaço para questões sociais, culturais e políticas, principalmente assuntos que na maioria das vezes não são comentados pela mídia”, diz a diretora do filme, Rosane Gurgel.

Ela adianta que “Tereza & Bruno” retornará para uma segunda temporada de festivais em mais estados brasileiros em 2024. O filme está inscrito em pelo menos outras dez mostras nacionais e internacionais, das quais aguarda os resultados das seleções. Mais informações sobre “Tereza & Bruno” podem ser acompanhadas no perfil oficial do filme no Instagram (@docterezaebruno).

“Cada prêmio ganho até agora foi em uma categoria diferente. Isso mostra o quanto esse trabalho é feito com cuidado. Mas, sobretudo, ele foi feito com respeito à história de minha mãe, pensando em cada detalhe, em cada palavra. O filme não romantiza nenhuma dor da gente, mas também não minimiza nada do que a gente sente. É um jeito bonito de imortalizar a vida da nossa Terezinha”, avalia o jornalista Bruno de Castro.

Sinopse

Bruno está no começo da vida; Tereza, no final. Mãe e filho são um afeto que transcende o tempo e reclina o silêncio. Devoção aos detalhes, às memórias. Confissões e dor. São cuidados e carinho sem pressa. Ela o gestou nos afetos e na vida quando ele era garotinho. Hoje, adulto, ele acolhe o fim da vida de quem o ensinou a andar. Juntos, eles caminham no amor.

Prêmios já conquistados

Melhor filme na 6ª Mostra de Cinema de Fama
Melhor Curta-metragem Documentário no Cinephiles Choice Award
Melhor Trilha Sonora do Festival OFF Pocket
Menção Honrosa no Bee Film Festival

SERVIÇO

*Para conferir o trailer do filme, clique aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais