O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza passa a partir de hoje a homenagear o cantor cearense Belchior. O presidente Lula sancionou a lei que denomina o local como Antônio Carlos Belchior (Lei 14.853, de 2024). O texto foi publicado na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial da União (DOU).
A homenagem teve origem no PL 771/2022, do deputado federal Leônidas Cristino (PDT-CE), e, no Senado, recebeu parecer favorável do senador Cid Gomes (PSB-CE) durante a análise na Comissão de Infraestrutura (CI).
Nascido em Sobral (CE), em 26 de outubro de 1946, o cantor morreu em 2017, aos 70 anos, mas suas músicas, muitas delas gravadas nos anos 1970, fazem sucesso até hoje, mesmo entre o público jovem.
Sua composição “Como nossos pais” foi considerada uma das 100 maiores músicas brasileiras pela revista Rolling Stone Brasil. Outras músicas, destacou Cid Gomes no parecer, conquistaram corações e mentes de várias gerações, transformando-o em uma voz única e inconfundível.
“Seu estilo eclético estabelece um diálogo entre a música tradicional nordestina, a MPB, o rock e o folk, do qual resulta uma sonoridade que ressoa com a diversidade e riqueza cultural do Brasil”, escreveu Cid.
(Agência Senado)
Uma resposta
Uma Homenagem Mais do que Justa: Belchior Eterno no Terminal Marítimo de Fortaleza