Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TJ do Ceará em alta no item “satisfação” junto à clientela

Desembargador Abelardo Benevides diz que a ordem é aprimorar ainda mais. Foto: J,.Oliveira

O índice de satisfação geral com o Poder Judiciário estadual aumentou 10,83 pontos percentuais (p.p.), alcançando 71,74% em 2023. O resultado positivo foi apresentado ao presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides, e é referente ao comparativo com o ano de 2022. O dado está na mais recente Pesquisa de Satisfação com o Poder Judiciário, aplicada na Capital e no Interior. A informação é da assessoria de imprensa do tribunal.

Elaborado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE, o estudo aponta avanços em várias áreas. A transparência nas informações, por exemplo, melhorou em 11,44 pontos percentuais, alcançando 75,35%. Quanto à prestação de serviços, o levantamento mostrou acréscimo de 10,82 p.p., obtendo índice de 58,73%.

Quem não se comunica…

A comunicação com a sociedade foi outro critério ressaltado durante a apresentação, com 71,71% de satisfação, 10,11 pontos percentuais a mais que no ano anterior. O TJCE também conquistou resultados importantes quanto à acessibilidade, com 69,19% de avaliações positivas, o que representa um incremento de 7,31 p.p.

Atendimento

Com relação ao atendimento prestado pelo Judiciário em 2023, 81,44% das pessoas demonstraram satisfação, 15,86 pontos percentuais a mais do que em 2022 (67,10%). Em agosto do ano passado, o TJCE iniciou a implementação do protocolo de atendimento humanizado, padronizando, com melhor nível, a recepção de usuárias e usuários da Justiça. O principal objetivo é possibilitar a humanização do acesso de cidadãs e cidadãos às atividades que envolvem a prestação de informações sobre processos, emissão de senhas processuais, orientações nas emissões de certidões e custas judiciais, entre outros serviços.

“Os números mostram um resultado muito expressivo. É um reflexo direto do nosso modelo de atendimento”, destacou Rafaella Lopes, gestora da Secretaria de Planejamento e Gestão, responsável pela apresentação da pesquisa. A secretária adjunta da Seplag, Diana Pontes, também participou da reunião.

Os atendimentos são executados pela Central de Atendimento Judiciário (CAJ), que, desde o segundo semestre do ano passado, está passando por ampliação. Na atual Gestão do TJCE, já foram instaladas 13 CAJs em unidades judiciárias do Interior.

Infraestrutura

Os indicadores sobre o contentamento com a infraestrutura dos prédios da Justiça estadual também apresentaram avanços. Com 64,92% de satisfação, os números ilustram o sucesso do investimento feito pelo TJCE na área, com a entrega de novos fóruns e revitalização de unidades já existentes em diversas comarcas cearenses para aprimorar o atendimento às demandas da população e proporcionar melhores condições de trabalho.

Pelo Plano de Obras do TJCE, ao longo de 2023, foram entregues melhorias de infraestrutura em municípios como Maranguape, Aiuaba, Novo Oriente, Granja, Guaramiranga, Campos Sales, Limoeiro do Norte, Pacoti, Uruoca, Mombaça, Jaguaretama, Itapipoca, Barro, Chorozinho, Brejo Santo, Marco, Crato, Jaguaribe, Solonópole, Sobral, Caucaia e Beberibe.

Neste ano, já foram contempladas as comarcas de Ipueiras, Araripe e Quixadá. Deverão ser entregues, ainda em 2024, as obras dos municípios de Jaguaruana, São Benedito, Jardim, Acopiara e Jucás. Em abril, teve início a construção do novo Fórum da Comarca de Icó e, ainda em junho, os trabalhos da nova unidade de Cascavel começarão a ocorrer.

Estão em fase de licitação os novos fóruns de Quixeramobim, Eusébio, Milagres, Aracati e Nova Olinda, e a ampliação da unidade de Juazeiro do Norte. Todas as regiões do Ceará estão sendo contempladas conforme a urgência e a necessidade observada em cada local.

Tecnologia

Outro destaque é a satisfação das pessoas com o uso da tecnologia da informação, com índice de 80,81%. O resultado aponta incremento de 15,86 pontos percentuais com relação ao ano de 2022 (64,95%).

A pesquisa aponta alguns serviços digitais que contribuíram para a boa avaliação, como os atendimentos por canais virtuais (WhatsAp Business, Balcão Virtual), a possibilidade de participar de audiências por videoconferência, e a consulta de processos eletrônicos.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Estudo vê chance de recuperação de meio milhão de hectares de caatinga

Estudo vê chance de recuperação de meio milhão de hectares de caatinga

Um levantamento feito pela fundação holandesa IDH, com apoio do instituto de pesquisa WRI Brasil, mostra que há, pelo menos, meio milhão de hectares de caatinga com potencial de restauração.

Eduardo Girão pode ter uma mulher na vice

Eduardo Girão pode ter uma mulher na vice

O pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo Novo, senador Eduardo Girão, confirma para 3 de agosto, a partir das 9 horas, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira, a convenção que

Pesquisadora brasileira vai presidir sociedade internacional de aids

Pesquisadora brasileira vai presidir sociedade internacional de aids

A infectologista e pesquisadora brasileira Beatriz Grinsztejn será a primeira mulher latino-americana a exercer a presidência da International Aids Society (IAS), organismo internacional que reúne profissionais que trabalham com a

Ex-tucano coordena plano de gestão de Capitão Wagner; convenção será dia 3

Ex-tucano coordena plano de gestão de Capitão Wagner; convenção será dia 3

O pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, Capitão Wagner, definiu o ex-deputado estadual Carlos Matos como coordenador do seu plano de governo. Caberá ao ex-parlamentar, que já foi do PSDB,

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 61 milhões

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 61 milhões

As seis dezenas do concurso 2.752 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

Uece inscreve para cursinho até sexta-feira

Uece inscreve para cursinho até sexta-feira

A Universidade Estadual do Ceará, por meio do seu Núcleo Pré-Universitário UECEVest, inscreve até a próxima sexta-feira para suas novas turmas de Intensivo. Com duração de um semestre, o cursinho