O Tribunal de Justiça do Ceará apresenta a exposição “Olhar sobre o sensivel”, no primeiro andar de sua sede, no Cambeba, em Fortaleza. Na mostra, imagens que revelam o trabalho dedicado de mulheres fotógrafas.
A ação acontece em parceria com o Museu da Fotografia de Fortaleza, que vem promovendo exposições itinerantes, descentralizando a produção cultural da instituição.
A Coordenadoria Estadual Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJCE celebra assim o mês da mulher.
“Nós estamos precisando exaltar e de fato fazer essas comemorações, porque ainda temos episódios que não são muito bons em relação às mulheres. Então, quanto mais nós pudermos comemorar e exaltar, melhor será porque estaremos contribuindo para a mudança cultural do que é ser mulher”, ressaltou a desembargadora Vanja Fontenele Pontes, à frente da Coordenadoria.
Coordenador-geral de ação cultural do Museu da Fotografia e curador da exposição, Tomás Maranhão destacou a importância da exposição: “Por que não trazer o olhar de mulheres fotógrafas? São obras que não documentam só mulheres, mas têm mulheres artistas, mulheres que pesquisam a fotografia. Nos fazem pensar a posição das mulheres na sociedade”.
Prestigiando a solenidade, a defensora pública Francilene Gomes parabenizou o Tribunal de Justiça pela iniciativa. “É muito importante esse momento, porque a fotografia diz muito. Quantas pessoas que vêm ao Tribunal de Justiça, que por um motivo ou outro não têm oportunidade de apreciar a arte? Aqui, com certeza, terão. Então, garantir essa difusão de acesso à arte é também um papel da Justiça”, disse.
Ao observar as obras, a servidora Janaína Marques dos Santos, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE, se sentiu tocada com a profundidade das imagens. “A gente vê muitas exposições de artes relacionadas a homens, né? Homens que pintaram, que fizeram fotos, eles ficam muito em evidência, mas as mulheres também têm esse olhar pra arte, esse olhar diferenciado”, diz ela.
SERVIÇO
**Local: Andar térreo da sede do TJCE, no Cambeba
*De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, até 30 de abril.