Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TJCE define lista tríplice para vaga de desembargador pelo MP

TJCE define lista tríplice com origem no MPCE

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE) definiu nesta quinta-feira (13) a lista tríplice para a vaga de desembargador destinada ao Ministério Público do Estado do Ceará pelo Quinto Constitucional. Foram escolhidos os procuradores de Justiça Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, Francisco Rinaldo de Sousa Janja e Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto, que receberam, respectivamente, 41, 40 e 28 votos.

Os nomes serão encaminhados nesta sexta-feira (14) ao governador Elmano, que definirá qual da lista ocupará a vaga deixada por Teodoro Silva Santos, nomeado, em novembro do ano passado à função de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Quem são

Francisco Lucídio de Queiroz Júnior  

Ingressou no Ministério Público do Estado do Ceará em 1993. Como promotor de Justiça, atuou em mais de 90 comarcas. Em Fortaleza, atuou em promotorias criminais, do Júri, trânsito, drogas, meio ambiente e militar. Auxiliou no Centro de Apoio à Moralidade Administrativa, na Promotoria de Combate ao Crime Organizado e no Núcleo de Recursos Criminais. Por oito anos, foi coordenador do Grupo de Descongestionamento Processual (GDESC) do MP do Ceará.  

Atualmente é vice-procurador-geral de Justiça, titular da 3ª Procuradoria de Justiça, da área criminal, e membro do Órgão Especial do Colégio de Procuradores. Por dois mandatos, foi membro do Conselho Superior do Ministério Público. Na Administração Superior do Ministério Público foi secretário-geral em três gestões, chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, secretário dos Órgãos Colegiados e presidente da comissão do primeiro concurso do MP do Ceará. Recebeu distinção pela participação na criação e instalação do Primeiro Conselho Tutelar de sete municípios cearenses. É especialista em Direito Ambiental e Direito Processual Penal. Foi designado para defender o Estado brasileiro perante a Organização dos Estados Americanos (OEA), em sessão realizada em Washington-DC, sendo o Brasil absolvido da acusação que lhe foi imposta.  

Francisco Rinaldo de Sousa Janja 

Ingressou no Ministério Público do Estado do Ceará em abril de 1994, assumindo a Promotoria de Justiça da Comarca de Cariré. No interior do Estado, atuou ainda nas comarcas de Viçosa do Ceará, Sobral, Groaíras, Forquilha, Santa Quitéria, Hidrolândia, Uruoca, Frecheirinha, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito e Guaraciaba do Norte. Tomou posse como procurador de Justiça em outubro de 2023 e atualmente é coordenador da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap). 

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e, antes de ingressar no MP, foi advogado de 1990 a 1993 e defensor público do Estado de janeiro a abril de 1994. Já no Ministério Público, como promotor de Justiça na capital, atuou nas áreas Cível e Criminal e no combate às organizações criminosas. Também coordenou o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDTOR), Núcleo de Apoio Técnico e Inteligência (NATI), foi secretário-geral do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) e coordenador adjunto do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (NUSIT). Em 2022, foi assessor de Desenvolvimento Institucional da Procuradoria Geral de Justiça e, entre 2011 e 2013, presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). 

Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto   

Ingressou no Ministério Público do Estado do Ceará em 1996. Foi titular em promotorias de Justiça nas comarcas de Itarema, Ipueiras, Granja, Caucaia (com atribuição para o Júri) e em Fortaleza, na violência doméstica e familiar contra a mulher. Na 1ª Instância, nas áreas de Execuções Criminais, Execução de Penas Alternativas, Trânsito, Turmas Recursais dos Juizados Especiais e Juizado da Violência Doméstica contra a mulher. Coordenou o do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel) do MP do Ceará nas eleições de 2008, 2010, 2016, 2018 e 2020. Foi promovido à 2ª Instância em novembro de 2021.    

Atuou como promotor auxiliar do procurador regional eleitoral do Ceará nas eleições de 2012 e foi assessor de Políticas Institucionais e assessor de Desenvolvimento Institucional da Procuradoria Geral de Justiça. Em Brasília, acompanhou e fez sustentação oral em defesa dos interesses do MP do Ceará em diversos processos administrativos julgados no Conselho Nacional do Ministério Público. Foi também assessor da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap). É professor universitário de Direito Eleitoral desde 2007, especialista Direito Constitucional e Processo Constitucional e mestre em Ordem Jurídica Constitucional. O procurador de Justiça também é autor de diversos artigos jurídicos, livros e capítulos de livros, já citados em julgamentos do STF e TSE. Atualmente é coordenador Caopel. 

COMPARTILHE:
Mais Notícias
CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou nesta quarta-feira (17) o afastamento do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Luís Cesar de Paula Espíndola. A medida foi tomada

Servidores do INSS em greve no Ceará pedem apoio à população

Servidores do INSS em greve no Ceará pedem apoio à população

Servidores do INSS que entraram em greve no Ceará, nesta terça-feira (16), pedem apoio à sociedade, especialmente às pessoas que buscam algum serviço e conhecem as dificuldades para a liberação

Governo estende prazo para adaptação a regras do teletrabalho

Governo estende prazo para adaptação a regras do teletrabalho

Órgãos e entidades da Administração Pública Federal terão mais 90 dias para se adequar às novas regras do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Instrução Normativa publicada nesta quarta-feira (17)

Fortaleza x Vitória – É matar ou morrer para as duas equipes, mas com interesses diferentes

Fortaleza x Vitória – É matar ou morrer para as duas equipes, mas com interesses diferentes

Para o Fortaleza, somente a vitória interessa para, enfim, ingressar no grupo da Libertadores. Para o Vitória da Bahia, somente os três pontos interessam para sair da porta da zona

Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um projeto-piloto que garante a implantação de bula digital nos medicamentos e que poderá ser acessada pela leitura, nas embalagens, de um

E o motorista, quem responde pela vida do trabalhador?

E o motorista, quem responde pela vida do trabalhador?

"Professora relata sequestro em veículo de aplicativo no Rio de Janeiro", aponta a jornalista e professora Sara York. Confira: A professora Ana Cláudia de Souza, da Universidade Federal de Santa