A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, organismo do Tribunal de Justiça do Ceará, botou seu bloco na rua por meio da campanha “Carnapaz, Agressão e Assédio Nunca Mais”. A iniciativa é voltada para o combate à violência contra a mulher durante o período carnavalesco.
A primeira ação aconteceu no bairro Benfica, em Fortaleza, conhecido por sua tradição carnavalesca e grande concentração de foliões, no último fim de semana. O objetivo da campanha é conscientizar sobre os diferentes tipos de violência: moral, patrimonial, física, sexual e psicológica, além de divulgar os canais de denúncia e suporte às vítimas.
“A campanha foi feita para conscientizar a população sobre brincar o carnaval em paz, e conscientizar as mulheres sobre os tipos de violência. Este ano, trouxemos os caminhos que a mulher deve fazer para denunciar. Esse é um trabalho que nós repetimos todo ano, e percebemos que surge um efeito muito grande”, afirmou a juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza, Rosa Mendonça.
Material informativo
Para garantir ampla divulgação, foram distribuídos materiais informativos que orientam sobre como proceder em casos de violência. Entre as principais recomendações, destaca-se a importância de denunciar atos de agressão, seja pelo telefone 190, para situações de emergência, ou do 180, para casos ocorridos em momentos anteriores. São informados ainda os contatos da Delegacia de Defesa da Mulher e do Plantão do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), que atende exclusivamente em Fortaleza.