Categorias: Economia

Trabalho com igualdade de gênero não é prática no mundo

Nenhum país no mundo registra as mulheres com as mesmas oportunidades que os homens na área do trabalho. Foto: Agência Brasil

Não há iguais oportunidades de gênero em nenhum lugar do mundo. A contatação é do Banco Mundial, que nessa terça-feira (5) apresentou estudo pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado na sexta-feira (8).

O inédito estudo aponta ainda que que a igualdade de gênero no mercado de trabalho poderia aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) mundial em mais de 20%.

O estudo revelou também que as mulheres gozem de cerca de dois terços dos direitos dos homens, quando “os países estabeleceram, em média, menos de 40% dos sistemas necessários para a sua plena aplicação”.

As mulheres gastam ainda uma média de quase duas horas e meia por dia no cuidado de crianças do que os homens.

A diferença de direitos estende-se até à aposentadoria, já que em 62 países as idades com que os homens e as mulheres podem parar de trabalhar não são as mesmas.

(Com Agências)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais