“A FIEC é a primeira federação do país que possui um núcleo ESG certificado por um organismo internacional, o Bureau Veritas, em um trabalho que começamos há dois anos. Hoje, temos 48 indústrias dentro do Núcleo ESG-FIEC, incluindo micro, pequenas e médias empresas certificadas, pois não é uma questão de porte, mas de atitude. (…) Fico muito feliz que o Sindiverde, com toda a diretoria de Mark Augusto e as empresas do setor, esteja fazendo esse trabalho de uma forma muito bonita, que envolve os municípios, o Estado e a União, para que possamos todos, cada vez mais, assumir essa responsabilidade socioambiental”.
A declaração é do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, nesta quinta-feira (7), na Casa da Indústria, na abertura da Exporecicla Sustentável, um dos principais eventos do setor de reciclagem e transformação de resíduos sólidos no Ceará, que reúne empresários, especialistas e gestores públicos para discutir formas de transformar o descarte e o lixo em oportunidades econômicas, despertando a consciência sobre a gestão adequada dos resíduos e mostrando como o setor pode se tornar um motor de crescimento sustentável.
O presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), Mark Augusto Pereira, apontou que “hoje, enfrentamos uma crise com o lixo e a poluição, que impactam o ar, rios e mares, exigindo atitudes urgentes”.
“Nesse contexto, buscamos ações incisivas para apoiar e incentivar as empresas recicladoras e transformadoras de resíduos sólidos do Ceará. Nosso compromisso é ajudar as empresas a enfrentar os desafios da gestão de resíduos, promovendo um ambiente onde o crescimento econômico e a sustentabilidade caminhem juntos”, ressaltou Mark Augusto.
A Exporecicla Sustentável segue até esta sexta-feira (8), em uma realização do Sindiverde, com apoio da FIEC, SESI Ceará, SENAI Ceará, IEL Ceará e SEBRAE Ceará.
Estiveram presentes à abertura do evento a secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Vilma Freire; o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; o superintendente regional do SESI-CE e Diretor Regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda; o diretor financeiro adjunto da FIEC, Carlos Rubens; o vereador de Fortaleza, Robério Sampaio; o conselheiro da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor), Paulo Henrique Lustosa; o presidente do Sindserrarias, Agostinho Alcântara; o presidente do Conselho Fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; o presidente do Sindpan, Alex Martins; o superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; entre empresários e profissionais da área de reciclagem.