O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), concluiu o curso de formação de agentes de polícia judicial. O treinamento foi realizado de forma pioneira na Região Nordeste, reunindo servidores da Justiça Eleitoral e de outros órgãos do Poder Judiciário.
A iniciativa proporcionou aos participantes aulas teóricas e práticas sobre temas como Legislação Aplicada e Direitos Humanos, Atividade de Inteligência, Segurança de Áreas e Instalações, Sobrevivência Policial e Atendimento Pré-Hospitalar, essenciais para a formação e a capacitação dos agentes.
A cerimônia de encerramento ocorreu no Auditório da Aesp e contou com a presença de autoridades da Justiça Eleitoral cearense, da Segurança Pública do Estado, da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7).
No ato, o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, idealizador do curso, iniciou o seu discurso agradecendo pela parceria com a Academia, na pessoa do delegado Leonardo Barreto, diretor da instituição, e destacou a importância crescente da função da polícia judicial nos tempos atuais. “A Justiça não se concretiza apenas nos tribunais e nas decisões dos juízes, mas também na segurança e na ordem que permitem que esses processos ocorram de maneira justa e transparente. Os agentes de polícia judicial são os guardiões dessa segurança”, declarou.
O desembargador enfatizou ainda o papel dos agentes ao assegurar que o trabalho de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) seja realizado com tranquilidade e respeito às leis. “A cada desafio, a cada situação de risco, vocês terão a oportunidade de demonstrar, não apenas a técnica e o conhecimento adquiridos, mas também o compromisso ético e moral com a justiça e a sociedade”, acrescentou o presidente.