Categorias: Política

TRE elege novos membros e uma mulher deverá comandar as eleições de 2026

Desembargadora Maria Iraneide deve comandarr as eleições do próximo ano no Estado. Foit:> TRE-CE

Os desembargadores Maria Iraneide Moura Silva e Emanuel Leite Albuquerque foram eleitos para as vagas de membro efetivo, categoria desembargador, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Os escolhidos constituirão a próxima gestão da Justiça Eleitoral cearense, no biênio 2025-2027.

Com isso, a desembargadora Maria Iraneide deverá ocupar futuramente a presidência do TRE, tendo o também desembargador Emanuel Leite Albuqueque como vice-presidente e corregedor eleitoral. A eleição dos dois ocorrerá na próxima terça-feira, com posse em junho próximo.

A última desembargadora a comandar eleições no Estado foi Naílde Pinheiro Nogueira.

Na mesma ocasião, foram eleitos os desembargadores Durval Aires Filho e Luiz Evaldo Gonçalves Leite para a suplência da Corte. A eleição foi realizada em formato eletrônico e secreto, com resultado divulgado durante sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), nesta quinta-feira.

Missão cumprida

Também votante na eleição, o presidente do Tribunal Eleitoral cearense, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, parabenizou os novos membros que chegam para compor a Corte Eleitoral, destacando a satisfação com os sucessores escolhidos.

Também na ocasião, o presidente evidenciou o privilégio que tem sido estar à frente da gestão do órgão. “Por três anos consecutivos, o TRE-CE tem se destacado nacionalmente em matéria de produtividade e transparência”, evidenciando a conquista da posição de melhor tribunal do Brasil, do ponto de vista do Prêmio CNJ de Qualidade, no qual atingiu o selo Excelência, em 2024.

Raimundo Nonato destacou ainda que a Justiça Eleitoral cearense encaminha-se para, até o final da atual gestão, liquidar os processos pendentes de julgamento no Pleno, quantificando que, desde novembro de 2024, em apenas quatro meses, dos 14.714 processos de prestação de contas das eleições, já foram julgados 78,5%.

O presidente do TRE-CE falou ainda sobre as ações que deseja que as próximas gestões deem continuidade, como a ampliação do atendimento em todo o Estado e a valorização de servidoras, servidores e demais colaboradores(as) que atuam na Justiça Eleitoral cearense e que são também parte desse sucesso.

“Desejo que os seus próximos gestores, amigos e colegas queridos, tenham a mesma felicidade que tive ao longo de todos esses anos de serviço à Justiça Eleitoral, regada sempre pelo sentimento de dever cumprido”, concluiu.

Composição do TRE-CE

O TRE-CE é composto por sete membros, sendo dois desembargadores estaduais (presidente e vice-presidente – este acumula a função de corregedor eleitoral); dois juízes estaduais, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região; e dois juristas (classe de advogados). Tem ainda a atuação de um procurador regional eleitoral.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais