Categorias: Saúde

Três a cada 10 cearenses que procuram diagnóstico da covid testam positivo, alerta Sesa

Teste de covid

Tosse geralmente seca e persistente, espirros, coriza, cansaço, dor de garganta, podendo ainda ocorrer dores de cabeça, dores musculares em todo o corpo, febre baixa ou calafrios, náusea/vômito e diarreia.

Esses são os sintomas da nova variante da covid-19, uma mutação da Ômicron, chamada Xec, que tem preocupado profissionais da saúde no Ceará, diante do aumento no número de casos.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), mais de 500 casos foram contabilizados no Estado, em uma semana.

Três, a cada 10 cearenses que procuram o diagnóstico da doença, testaram positivo. Um desses casos foi o governador Elmano, nesta semana, que se encontra em recuperação com sintomas leves da covid.

Como a nova variante ataca principalmente o sistema respiratório, algumas pessoas têm confundido a variante da covid com virose comum ou mesmo com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quando essa última exige igual cuidado.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais