Categorias: Política

TRF-2 elimina 40 anos da pena de Sérgio Cabral

Ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. Foto: Jason Silva, da AFP.

Por incompetência da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, a 2ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) anulou, nessa quarta-feira, três condenações contra o ex-governador Sérgio Cabral. Com isso, a pena de Cabral, que já chegou a ser de mais de 425 anos de prisão, foi reduzida em 40 anos e seis meses.

A corte entendeu que os processos das autoapelidadas “operações unfairplay e ratatouille” não deveriam ter tramitado na 7ª Vara do Rio, então titularizada pelo juiz Marcelo Bretas — que foi afastado do cargo por decisão do Conselho Nacional de Justiça. Como os casos não têm conexão direta com a “lava jato”, deveriam ser sorteados na Justiça Federal, e não irem por prevenção para o juízo de Bretas, avaliaram os desembargadores.

Cabral havia sido condenado a dez anos e oito meses de prisão na investigação de compra de votos para o Rio ser sede da Olimpíada de 2016 e a 18 anos na apuração de supostas irregularidades no fornecimento de comida para presídios e escolas.

Na terceira ação, o ex-governador havia recebido pena de 11 anos e dez meses de reclusão. Porém, o TRF-2 concluiu que a competência para julgar o caso é da Justiça estadual, uma vez que a acusação trata do recebimento de propina para favorecer uma empreiteira em obras da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (Funderj).

(Com Consultor Juridico)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais