O Tribunal de Contas do Estado do Ceará completou 90 anos de história neste mês de outubro e, para marcar a data, terá programação especial de aniversário com homenagens e atividades especiais.
Nesta terça-feira (14), haverá sessão solene do Pleno, a partir das 9h30min, com a presença dos membros e autoridades públicas.
Na ocasião, o plenário do Edifício 5 de Outubro passará a levar o nome do conselheiro Alexandre Figueiredo, falecido em 2024 aos 66 anos. A programação também contará com a outorga da Medalha desta Corte de Contas in memoriam ao conselheiro Alexandre Figueiredo, pelos relevantes serviços prestados à administração pública estadual.
De acordo com o presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, a celebração ressalta o caráter inovador e a missão da instituição. “Nessa data tão importante, de 90 anos, é muito bacana ver o Tribunal fortalecido. Aqui temos um Tribunal quase centenário, sempre inovando, melhorando e buscando cumprir da melhor forma possível nosso propósito: cuidar do que é de todos, melhorando vidas”, afirmou.
História
Fundado em 1935, o órgão tem como missão o controle externo, a fiscalização e a orientação do uso dos recursos públicos, assegurando que o dinheiro seja aplicado em benefício da sociedade.
Instalado atualmente em prédio sede na rua Sena Madureira, no Centro de Fortaleza, o TCE já funcionou em outros endereços, como a esquina das ruas Guilherme Rocha e Floriano Peixoto. Ao longo de sua trajetória, enfrentou períodos de interrupção das atividades em meio a momentos políticos turbulentos, até alcançar o pleno funcionamento que mantém hoje, incorporando também as atribuições do extinto Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará.
SERVIÇO
*TCE Ceará – Rua Sena Madureira, 1047, Centro, Fortaleza.