Um tributo oficial a Mercedes Sosa, com a cantora hondurenha Indiana Nomma, há 35 anos radicada no Brasil, é a atração especial dia 24 próximo, a partir das 18 horas, no Cineteatro São Luiz. Neste 2025, Mercedes Sosa completaria 90 anos de idade.
No novo espetáculo, que chega a Fortaleza após o enorme sucesso da primeira apresentação de Indiana lotando o Cineteatro São Luiz há dois anos, canções do primeiro show, como “Años”, “Gracias a la vida” e “Volver a los 17”, entre outras, ganham novas leituras. O repertório será diferente, abrindo espaço também para outras canções, como “Cuando Tenga La Tierra”, “Me Gustan Los Estudiantes”, “Razón de Vivir” e mais, apresentadas no novo show, conectando duas gerações distintas e reafirmando a importância de suas mensagens no contexto atual.
O show, que reúne Indiana Nomma e o violonista André Pinto Siqueira, especializado nos gêneros musicais sul-americanos presentes no repertório de Mercedes Sosa, já foi realizado por Indiana nos mais destacados palcos de diversos estados, além de países como Alemanha, Itália e Argentina. Indiana foi declarada pelos herdeiros de Mercedes Sosa a intérprete do tributo oficial à maior cantora da América Latina, após o lançamento do primeiro álbum “Mercedes Sosa: A Voz dos Sem Voz”.
“Fiquei impactado quando conheci o trabalho da Indiana Nomma e desde então a admiro muito e agradeço. Além das nossas histórias familiares se cruzarem, por terem suportado as ditaduras, o exílio etc, é através do nível cultural, dos arranjos, da interpretação, do vestuário e dos cartazes cedidos pela Fundación Mercedes Sosa que o show ‘A Voz dos Sem Voz’ se torna o tributo oficial a Mercedes Sosa”, ressalta Agustin Matus, produtor cultural e neto de Mercedes Sosa.
Indiana Nomma
Nascida em Honduras, filha de pais brasileiros exilados durante a ditadura militar, Indiana Nomma morou no México, em Portugal, na Nicarágua e na Alemanha Oriental. Tendo residido em Brasília e no Rio de Janeiro, é conhecida no cenário do jazz e da música latino-americana.
Lançou sete discos desde 2015, dos quais dois, “Unexpected” (em parceria com o aclamado pianista Osmar Milito, referência do jazz e da bossa nova) e “Lessons in Love”, foram finalistas do 27°e do 29° Prêmio da Música Brasileira em 2016 e 2018.
No primeiro disco dedicado a Mercedes Sosa, Indiana foi aclamada pela crítica especializada através da interpretação de 10 canções imortalizadas por Mercedes Sosa, executadas em parceria com o violonista André Pinto Siqueira, melhor violonista solo do Prêmio Mimo em 2018, instrumentista que estará ao lado da cantora no show de domingo, 24/8, às 18h, no Cineteatro São Luiz.
Produzido por ela e lançado pela gravadora Mills Records, o álbum inclui canções de Violeta Parra, como “Gracias a La Vida” e “ Volver a los 17”. Junto a outros clássicos como “Alfonsina y el Mar”, de Ariel Ramirez e Felix Luna; “Canción con todos”, de César Isella; “La maza”, de Silvio Rodriguez; “Años”, de Pablo Milanez ; “Si se calla el cantor”, de Horário Guarani; “Los hermanos”, de Atahualpa Yupanqui, e tantas outras.
Íntimo, profundo, denso, delicado e extremamente forte, o tom dado pela voz da intérprete, Indiana Nomma, aliado à sensibilidade simbiótica do violonista André Pinto Siqueira, faz com que já na primeira audição o ouvinte se conecte com a atmosfera dos shows que Mercedes Sosa apresentou durante o exílio. Esse mesmo clima é reproduzido durante o novo show, de lançamento do volume II do álbum “A Voz dos Sem Voz”, com outro repertório.
SERVIÇO
*Cineteatro São Luiz – Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza.
*Ingressos: R$ 60,00, meia a R$ 30,00, disponíveis na bilheteria do Cineteatro São Luiz e no site Sympla.