O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Regiãovai comemorar o Dia da Consciência Negra (20/11) com uma série de iniciativas que visam promover a reflexão sobre a história e a luta do povo negro no Brasil. Entre as ações, segundo a assessoria de imprensa do TRT-CE, destaca-se a produção de um vídeo especial, a realização de uma exposição e a divulgação de materiais bibliográficos sobre o tema.
O vídeo, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-CE, reúne depoimentos de integrantes do tribunal que abordam a importância da data e a necessidade de combater o racismo. Entre os entrevistados estão o agente de Polícia Judicial e integrante do Comitê Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-7, Fernando Rabelo, a servente Elizângela Marques e o estagiário da 11ª Vara do Trabalho de Fortaleza Tiago Arruda. A iniciativa é promovida pelo Comitê Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-CE.
Exposição Pele Preta
Em paralelo ao vídeo, a Divisão de Gestão da Memória, por meio da Seção de Biblioteca, organiza a exposição “Pele Preta”, que estará aberta ao público até o dia 30 de novembro, das 7h30 às 15h30, no Hall do anexo II do prédio do Tribunal. A mostra, cedida pelo Sindicato dos Servidores das Justiças Federais do Estado do Rio de Janeiro – Sisejufe, apresenta uma linha do tempo com a luta, o trabalho, a produção cultural e a militância de 31 mulheres negras que marcaram a história do Brasil.
Com obras das artistas plásticas Bela Pinheiro e Izadora Neves, a exposição homenageia mulheres como Ângela Davis, Conceição Evaristo, Dandara, Jaqueline de Jesus, Marielle Franco, Mercedes Baptista, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares e Tia Maria do Jongo, entre outras.
O objetivo do Sisejufe com a exposição é falar do direito à vida, à liberdade, à dignidade, ao voto, à igualdade de oportunidades, ao acesso à educação, saúde, habitação e de políticas públicas afirmativas e de reparação para a promoção da igualdade racial.
A cessão da exposição foi intermediada pelo servidor Fernando Rabelo que teve contato com a exposição no II Encontro de Pretos e Pretas da Fenajufe, ocorrido em Brasília nos dias 19 e 20 de outubro.
Literatura
Além do vídeo e da exposição, o TRT-CE indica uma seleção de livros sobre a história da população negra no Brasil, com o objetivo de fomentar a leitura e a pesquisa sobre o tema. Seguem os títulos: “Letramento Racial”; Racismo Recreativo; Discriminação Estética; “O Pacto da Branquitude”; “Por um Feminismo Afro Latino Americano; Quarto de Despejo; Confinada; “As cuidadoras na Sala de Visita; “Vamos falar de Racismo”; “Dispositivo de Racialidade”; “Carolina” e “Um Defeito de Cor”.
SERVIÇO
*Exposição Pele Preta: Hall do anexo II – Prédio do Tribunal, das 7h30 às 15h30, até 30 de novembro.